O serviço de referência virtual na Biblioteca Central do Gragoatá e a rede social facebook

Autores

  • Josimara Dias Brumatti UFF
  • Geisa Meirelles Drumond UFF

Palavras-chave:

Redes sociais. Facebook. Serviço de referência virtual. Biblioteca universitária.

Resumo

No contexto evolutivo das tecnologias de informação e comunicação, a assistência prestada pelo bibliotecário ganha um novo aliado, as redes sociais, tendo em vista que o ambiente virtual da web trouxe novas perspectivas para o serviço de referência. Das redes sociais utilizadas pela Biblioteca Central do Gragoatá, o Facebook é a rede social com mais aceitação pelos usuários, possibilitando uma interação dinâmica entre biblioteca e usuários. Buscamos analisar a contribuição do Facebook para o serviço de referência da biblioteca, com ênfase nos recursos oferecidos pela própria ferramenta, como o chat interno, o compartilhamento de links, “curtir” páginas e a postagem de comentários. Constatamos que o Facebook da Biblioteca Central do Gragoatá tem contribuído para levar informação aos usuários e responder as suas necessidades, ainda que de forma rápida e pontual. É uma ferramenta que auxilia o bibliotecário no seu contato com o usuário, sendo um dos canais de comunicação adotados pela biblioteca.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Relato de Experiência