Divulgação de eventos em redes sociais online: o caso do I Workshop de Bibliotecas da Universidade de Pernambuco

Autores

  • Emanuella Maria Barbosa Lourenço Bezerra UPE
  • Claudia Maria Alves Henriques UPE
  • Sílvia Letícia da Silva Ferreira UPE

Palavras-chave:

Web 2.0. Redes Sociais Online. Eventos em Biblioteconomia. Marketing Viral.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a estratégia de marketing de divulgação de evento em Biblioteconomia através das redes sociais online Twitter e Facebook. O evento em questão foi o I Workshop de Bibliotecas da Universidade de Pernambuco, onde a maior parte da propaganda aconteceu por meio das redes sociais online. O uso dessas plataformas para divulgação não foi imaginado a principio, tendo em vista o perfil informal e aparentemente pouco confiável dessas redes. Porém, a resposta negativa e a ineficiência dos outros meios de divulgação utilizados foram decisivos para a mudança na estratégia de marketing desse evento. Como resultados, obtivemos sucesso absoluto de público no evento, graças ao uso das redes sociais Twitter e Facebook como ferramentas de divulgação e de inscrição do evento. Defendemos neste estudo que, redes sociais online, podem ser grandes aliadas na divulgação de eventos, se usadas com cuidado, pois podem determinar o seu fracasso ou o seu sucesso.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Relato de Experiência