Marketing digital em bibliotecas digitais: um estudo sobre a aplicabilidade de ferramentas da Web 2.0

Autores

  • Ednéia Silva Santos Rocha FDRP/USP
  • Rafael Mielli Rodrigues USP
  • Vanessa Rodrigues USP

Palavras-chave:

Biblioteca Digital, Marketing Digital, Bibliotecas Universitárias, WEB 2.0

Resumo

Objetivos: pretende-se identificar as possíveis estratégias de marketing digital utilizadas em bibliotecas digitais e sugerir outras estratégias utilizando ferramentas Web 2.0. A utilização de estratégias de marketing digital permitirá a criação, desenvolvimento, promoção e distribuição de produtos e serviços informacionais a serem consumidos e utilizados pelos usuários. Metodologia: Para tanto se realizou um levantamento nas bibliotecas digitais da USP para identificar ferramentas que contribuem na elaboração do marketing digital. Resultados: Verificou-se que a Biblioteca Digital de Produção Intelectual possui AddThis, Facebook, Google Analytics, Really Simple Syndication (RSS) e Twitter, e o Portal de Revistas da USP utiliza RSS e Twitter. Não identificamos tais ferramentas nas demais bibliotecas digitais. Para fazer uso dessas ferramentas, os profissionais da informação precisam estar atentos às novidades tecnológicas, além de saberem enxergar o potencial dos mesmos. É importante destacar que o custo do marketing digital utilizando essas ferramentas pode ser bem menor que as estratégias de marketing convencionais.

Downloads

Edição

Seção

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente - Pôster