Segmentação de usuário em biblioteca pública para incluir sem excluir

Autores

  • Jovenilda Freitas Santos Ufba
  • Nídia Maria Lienert Lubisco UFBA

Palavras-chave:

Segmentação de usuário. Marketing. Biblioteca Pública.

Resumo

Este artigo aborda a importância de adotar a segmentação de mercado em biblioteca pública, tendo por objetivo incentivar o uso desta técnica de marketing para melhor atender a diversificada comunidade desse ambiente informacional. Apresenta e discute a seleção de mercados-alvo e as principais variáveis de segmentação, inclusive os seus níveis. O procedimento metodológico aplicado foi a pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva, realizada a partir de abordagem qualitativa, no sentido de buscar esclarecer conceitos e práticas e propor intervenções. A pesquisa revela a escassez de estudo sobre o tema, indicando a necessidade de desenvolvê-lo, e também apresenta experiências realizadas, com o intuito de aprofundar a discussão sobre a natureza do assunto, visando a consolidar o corpus teórico do marketing aplicado às bibliotecas públicas.

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Bibliotecas Públicas - Trabalho científico