Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores: uma análise inicial de projetos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte a partir de modelos de trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores

Autores

  • Juliana Alves Moreira UFMG
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte UFMG

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Formação de leitores. Bibliotecários escolares. Ciência da Informação. Educação.

Resumo

Apresenta estudo preliminar das práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores sob a ótica do trabalho colaborativo. Discute mediação e o trabalho colaborativo que tangenciam essas referidas práticas. Categoriza e analisa as práticas educativas bibliotecárias da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte a partir dos modelos de colaboração propostos por Montiel-Overall: a coordenação, a cooperação, a instrução integrada e o currículo integrado. Identifica em todas as práticas os cinco elementos que tornam elementares ou mais elaborados os níveis de colaboração: interesse, potencialização do ensino, intensidade, inovação e integração.

Downloads

Edição

Seção

Bibliotecas Escolares - Trabalho científico