O livro didático na biblioteca da escola - fonte de pesquisa e memória(s) no campo da biblioteconomia e educação

Autores

  • Gisela Eggert Steindel UDESC
  • Daniele Feldman SC
  • Marcia Silveira Kroeff UDESC
  • Vera Lucia Nunes Soares UDESC
  • Maria Emilia Ganzarolli UDESC

Palavras-chave:

1. Biblioteconomia - História. 2. História da Educação 3. Acervos escolares - Fontes. 4. Acervos escolares - História 5. Biblioteca – memória(s).

Resumo

Essa investigação tem o propósito mapear os acervos didáticos abrigados nas instituições escolares da Rede Estadual de Ensino circunscritas ao município de Florianópolis integrante da 18° Secretaria Regional do governo de Santa Catarina, calcada na seguinte questão: Os acervos didáticos existentes nas bibliotecas das escolas sob a tutela do estado de Santa Catarina localizadas no município de Florianópolis revelam de algum modo possibilidades de fonte pesquisa e memórias para o campo da Biblioteconomia e Educação? Trata-se um estudo ancorado nos Estudos Culturais valendo-se de diferentes metodologias como a pesquisa bibliográfica quanti-qualitativo da produção na área da Biblioteconomia e Educação, estudo descritivo dos acervos incluindo a noção de representação a partir da captura fotográfica das capas desse tipo de acervo bibliográfico escolar. Como resultados espera-se estabelecer um diálogo teórico e metodológico entre os campos Biblioteconomia e Educação; apreender práticas relacionadas à formação e desenvolvimento de coleções didáticas; conhecer a idade dos acervos didáticos das bibliotecas escolares estaduais do município de Florianópolis; identificar potenciais de fontes de pesquisa inerentes à Biblioteconomia e Educação e reconhecer os acervos como parte da memoria(s) dessas bibliotecas escolares e apreender uma noção de representação (Roger Chartier) desses acervos.

Downloads

Edição

Seção

Bibliotecas Escolares - Trabalho científico