Cultura escolar e ação pedagógica na biblioteca: uma análise de artigos do XXIV CBBD

Autores

  • Andreza Ferreira Félix UFMG
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte UFMG

Palavras-chave:

biblioteca escolar, aprendizagem na biblioteca escolar, cultura escolar, colaboração, ação educativa na biblioteca escolar.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa em andamento que busca analisar o conceito de cultura escolar e sua influência no desenvolvimento de ação pedagógica em bibliotecas escolares. A partir de uma seleção de artigos do XXIV CBBD que tinham como temática a biblioteca escolar analisaram-se as experiências bem sucedidas em ação pedagógica nestas bibliotecas. O conceito de cultura escolar é utilizado para entender como bibliotecas escolares participam do processo educativo de modo bem sucedido. O conceito de cultura escolar utilizado é o de Ross Todd (TOOD, GORDON e LU, 2011) e lista nove niveis de entendimento ou colaboração em que a escola e a biblioteca podem estar envolvidas e que favorecem a implementação de bibliotecas escolares que desenvolvem o ensino-aprendizagem.

Downloads

Edição

Seção

Bibliotecas Escolares - Trabalho científico