A ordenação de documentos na Biblioteconomia escolar

problemáticas e perspectivas

Autores

  • Matheus Aguiar de Carvalho UFMG

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Ordenação de documentos, Mediação documentária, Número de chamada, Biblioteconomia escolar

Resumo

O objetivo é analisar a produção em Biblioteconomia escolar acerca da ordenação de documentos. A pesquisa foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica. A pesquisa é fundamentada nas discussões a respeito da biblioteca escolar como um sistema de mediação documentária, e a respeito dos fundamentos da ordenação de documentos. O estudo demonstrou a fragmentação da discussão sobre ordenação de documentos na Biblioteconomia escolar, associada à disseminação de uma aplicação cristalizada do modelo do número de chamada. Ao final, destacamos a importância de recuperar os fundamentos da ordenação de documentos, para subsidiar a proposição de reflexões qualificadas acerca desse processo nas bibliotecas escolares.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"