A Biblioteca Escolar como espaço de educação antirracista
a formação de acervos literários com representatividade étnico-racial
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Literatura antirracista, Formação de acervos, Bibliodiversidade, Formação de leitoresResumo
Compreende-se que a biblioteca escolar é um espaço potente de formação de leitores críticos, portanto seu acervo literário deve ser constituído com base no princípio da bibliodiversidade. Este estudo teórico, de revisão bibliográfica, visa discutir a importância da biblioteca escolar na construção de uma educação antirracista entre crianças e adolescentes, a partir do acesso à literatura com representatividade étnico-racial, que inclua autores e autoras negras e indígenas, temáticas voltadas para o protagonismo de personagens negros e indígenas, assim como livros que apresentem diferentes gêneros textuais. Discute-se sobre o princípio da bibliodiversidade na formação de acervos literários e o papel da biblioteca e do bibliotecário na democratização do acesso ao livro e na formação de leitores críticos, na perspectiva de uma educação antirracista. É urgente a construção de uma educação antirracista que contribua para descolonizar mentes, corpos e práticas, portanto, a biblioteca escolar é um espaço cultural e educacional que deve atuar nesse processo em conexão com os diferentes componentes curriculares do projeto político-pedagógico da escola.
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