Competência em informação e religiões

a Religious Literacy no cenário brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Competência em Informação, Intolerância religiosa, Informação religiosa, Religious Literacy, Competência em Religião

Resumo

O texto aborda a presença e influencia das religiões e da informação religiosa na vida de indivíduos e coletividades. Contempla Competência em Informação como contributo para análise e crítica da informação religiosa que, disseminada sem avaliação pode propagar desinformação e intolerância. A ReligiousLiteracy contribui para análise das intersecções das religiões na vida humana, assim, esse estudo objetiva traduzir e conceituar ReligiousLiteracy no cenário brasileiro e, para tal,trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caráter exploratório e descritivo e quantos aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica embasada em produções científicas sobre Competência em Informação, ReligiousLiteracy e intolerância religiosa.

Referências

ALVES, A. P. M. Competência em Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2023. Material da disciplina Tópicos Especiais em Ciência da Informação IV: Estudos Avançados em Competência em informação, ministrada no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG em 2023.

ALVES, A. P. M.Competência em informação: ativo para uma sociedade em constante transformação digital. Revista Código 31, Belo Horizonte, p. 103-111, jul./dez. 2023. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/9785. Acesso em: 20 jun. 2024.

ALVES, A. P. M. Competência informacional e o uso ético da informação na produção científica. São Paulo: Cultura Academica Digital, 2018.

ANÇANELLO, J. V.; CASARIN, H. C.; FURNIVAL, A. C. Competência em Informação, fake news e desinformação: análise das pesquisas do cenário brasileiro. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, e-125782, 2023.

BELLUZZO, R. C. B. et al. Informationliteracy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p.81-99, dez. 2004.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Relatório sobre intolerância religiosa. Brasília: MDHC, 2024.

GALTUNG, J. Cultural violence. Journalof Peace Research, Los Angeles, v. 27, n. 3, p. 291–305, 1990

MOORE, D. L. Guidelines for TeachingAboutReligion in K‐12 PublicSchools in the United States. Atlanta: AAR, 2010. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=14b2a09e3faf35e0fd39b0e161acae92be225c68. Acesso em: 20 abr. 2022.

MOORE, D. L. OvercomingReligiousIlliteracy: a cultural studies approach. World HistoryConnected, November 2006. Disponível em: http://worldhistoryconnected.press.uiuc.edu/4.1/moore.html. Acesso em: 09 dez. 2022.

MOORE, D. L. Overcomingreligiousilliteracy. New York: Palgrave, 2007.

MOORE, D. L. DiminishingReligiousLiteracy: methodologicalassumptionsandanalytical frameworks for promoting thepublicunderstandingofreligion. In: DINHAM, Adam (ed.); FRANCISCO, Mateus (ed.). ReligiousLiteracy in PolicyandPractice. London: Policy Press, 2015.

MOORE, D. L. OvercomingReligiousIlliteracy: ExpandingtheBoundariesofReligiousEducation, ReligiousEducation, [S. l.], v. 109, n. 4, p. 379-389, 2014.

O’DEA, Thomas. Sociologia da religião. Rio de Janeiro: Biblioteca Pioneira das Ciências Humanas, 1969.

PROTHERO, S. ReligiousLiteracy: whateveryamericanneedstoknow–anddoesn’t. New York: HarperOne, 2007.

PROTHERO, S. ReligionMatters. London: W. Norton &Company, 2020.

RIBEIRO, C. O. Pluralismo religioso. In: Reis, Lívia et al. Dicionário para entender o campo religioso. Rio de Janeiro: ISER, 2023.

RIGHETTO, G. G.; VITORINO, E. V.; MURIEL-TORRADO, E. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis. Informação & Sociedade, [S. l.], v. 28, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/34735. Acesso em: 29 jul. 2024.

SOUSA, E. S. S. Programa de Competência em Informação e Religiões: lado a lado, fé e pensamento crítico. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, 2024.

SOUSA, E. S. S; ALVES, A. P. M. Competência em Informação e ReligiousLiteracy: aproximações e contribuições para análise do cenário de intolerância religiosa no Brasil. XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., Aracaju, 2023. Anais [...]. [S. l.], ANCIB, 2023.

WARDLE, C; DERAKHSHAN, H. Thinkingabout ‘informationdisorder’: formatsofmisinformation, disinformation, and mal in formation. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (Ed.). Journalism, ‘fake news’ &disinformation: handbook for journalismeducationand training, module 2. UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265552. Acesso em: 20 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-17