Cocriação em bibliotecas universitárias

uma abordagem teórica

Autores

  • Raquel Alexandre de Lira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Cocriação, Bibliotecas Universitárias, Inovação, Engajamento do Usuário, Serviços de Informação

Resumo

O artigo explora o conceito de cocriação em bibliotecas universitárias, destacando sua importância e impacto no ambiente acadêmico. A cocriação envolve a colaboração ativa entre bibliotecários, estudantes, professores e pesquisadores, visando desenvolver serviços mais personalizados e interativos. A pesquisa realizada na Base de Dados em Ciência da Informação, aponta que a cocriação pode melhorar a qualidade dos serviços informacionais, aumentar a satisfação dos usuários e fortalecer o relacionamento entre bibliotecas e a comunidade acadêmica, promovendo ambiente colaborativo e inovador.

Referências

BUFREM, L. S.; COSTA, F. D. O.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; PINTO, J. S. P. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/#/about/brapci. Acesso em: 10 jul. 2024.

CABRAL, V. H. A biblioteca no contexto da cultura maker. Informação em Pauta, v. 7, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/170204. Acesso em: 04 ago.2024.

CRUZ, K. Fatores influenciadores da inovação em bibliotecas públicas acadêmicas. Biblionline, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/148837. Acesso em: 01 ago. 2024.

DOYLE, A. et al. Diálogo inicial entre gestão da informação e ciência de serviços. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, Aracajú. Anais [...]. Aracajú: UFS; Aracajú: PPGCI, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/257961. Acesso em: 01 ago. 2024.

IND, N.; COATES, N. The meanings of co-creation. European. Business Review, v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09555341311287754/full/pdf?title=the-meanings-of-cocreation. Acesso em 30 ago. 2024.

LIRA, R. A. Cocriação de valor em bibliotecas universitárias brasileiras: um estudo. Orientador: Gregório Varvakis. 2021. 150f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234631. Acesso em: 01 ago. 2024

LIRA, R. A.; VARVAKIS, G. Cocriação de valor em Bibliotecas Universitárias: evidências nas publicações científicas internacionais. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, v. 20, v. 20, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/124425. Acesso em: 01 jul. 2024.

LIRA, R. A.; PINTRO, S.; VARVAKIS, G. Service-dominant logic e a cocriação de valor em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/127644. Acesso em: 20 jul. 2024.

PAULA, S. L. et al. Inovabiblio: estratégias de gestão para unidades de informação. Convergência em Ciência da Informação, v. 2 n. 3, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/140558. Acesso em: 10 jul. 2024.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-opting customer competence. Harvard Business Review, V. 78, n. 1, 2000. Disponível em: https://hbr.org/2000/01/co-opting-customer-competence. Acesso em: 30 ago. 2024.

RAMASWAMY, V.; OZCAN, K. What is co-creation? An interactional creation framework and its implications for value creation. Journal of Business Research, v. 84, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296317304721. Acesso em: 01 set. 2024.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1509/jmkg.68.1.1.24036. Acesso em 02 set. 2024.

WEERSMA, L. A.; COELHO, A. F. M.; SHINTAKU, M. Compartilhamento de conhecimento e cocriação: um olhar a partir das práticas estratégicas da revista gestão em análise (regea). Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. esp., 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/110798. Acesso em: 26 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"