Cadê o usuário?

aperfeiçoando os produtos e serviços das bibliotecas universitárias na perspectiva dos usuários

Autores

  • Jamilli Cristina da Silva Quaresma Universidade Federal da Bahia
  • Ivana Aparecida Borges Lins Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0422-4135
  • Karolina Duarte da Costa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Serviço de Referência, Capacitação de usuários, Biblioteca Universitária

Resumo

Relato de experiência do “SIBI: produtos e serviços”, que busca através do serviço de referência e da capacitação do usuário divulgar as variadas ferramentas que facilitam o acesso de conteúdos para pesquisas. Trata-se de um estudo descritivo sobre a execução do projeto, demonstra o alcance das ações através da coleta de dados quali-quantitativa. O resultado evidencia o interesse da comunidade acadêmica em conhecer os produtos e serviços refletindo o engajamento do público ao participar da iniciativa. Conclui que o projeto dinamiza o papel das Bibliotecas Universitárias contribuindo com informações importantes para comunidade acadêmica quanto ao acesso a conteúdos informacionais.

Referências

CALHEIRA, Fausto José Silva; SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da. Redes e sistemas de informação: um olhar sobre o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018.

Anais […]. Salvador. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5760. Acesso em: 31 ago. 2023.

LIMA, Gracirlei Maria de Carvalho; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Serviço de referência: práticas informacionais do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1336. Acesso em: 31 ago. 2023.

ORTEGA Y GASSET, José. A Missão do Bibliotecário. Tradução e pósfácio de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2006.

ROTHSTEIN, S. The Development of Reference Services through Academic Traditions, Public Library Practice and Special Librarianship. The Reference Librarian, v. 11, ed. 25–26, p. 33–155, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1300/J120v11n25_03. Acesso em: 05 ago. 2022.

SOUZA, Edivânio Duarte de. A biblioteca universitária na cultura do compartilhamento: potencialidades e desafios. In: Encontro Baiano de Bibliotecas Universitárias Públicas, 1, 2021, Salvador. Palestra [...] Salvador: SIBI/UFBA, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dfrQlKQG9j8&list=PLt2pZTaiCAM9Ik9kFcNYM1y2m7iG6bhe7&index=10. Acesso em: 31 abr. 2023.

ZANINELLI, Tais; NOGUEIRA, Cibeli A.; HORIMI, Drielen. Inovação em serviços de informação no contexto da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL): uma análise do ponto de vista dos nativos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 1, p. 228 - 246, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1197. Acesso em: 11 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"