O podcast no Projeto de extensão Discente Pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na perspectiva de seus monitores
Palavras-chave:
Conteúdo em áudio, Podcast, Discente PesquisadorResumo
O Podcast “Podpesquisar” na visão de alunos monitores. Objetiva relatar a experiência de criação do Podcast denominado “Podpesquisar” para disseminação de textos dentro das temáticas dos módulos ministrados no Projeto de Extensão - Discente Pesquisador da Universidade Federal do Maranhão. A metodologia caracteriza-se como pesquisa descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados se deu primeiramente na busca de referenciais teóricos sobre o tema, seguido do relato dos monitores do Projeto, a partir de questionário enviado via Google forms. Conclui que a atividade proporciona conhecimentos sobre o uso de recursos digitais para divulgação de materiais essenciais nos módulos.
Referências
Da Silva, R. F. N. AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DA BASE DE DADOS BRAPCI. João Pessoa: UFPB. 2015. Disponívelem:https://www.ccsa.ufpb.br/biblio/contents/tcc/tcc2014/avaliacao-dos-servicos-da-base-de-dados-brapci.pdf. acesso em : 17 jul. 2024
CREPALDI, T. A. A. T. DA S.; FERREIRA, S. H. D. As possibilidades do uso de podcast no ensino superior: uma breve revisão. Pesquisa E Debate Em Educação, Juiz de Fora : UFJF, v. 12, n.2, p. 1-18, e36113, jul./dez. 2022. ISSN 2237-9444. DOI:https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36113. Disponível em:https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36113/25161. Acesso em :
19 jul. 2024.
DORSA, A. C.. Repensando o papel das universidades: caminhos iniciais. Interações (Campo Grande), v. 20, n. 2, p. 341–343, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/FmwPNDz3HCGXJBWscjnDQvF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.
FREIRE, E. P. A. Distinções educativas entre rádio e podcast. Prisma.com (Portugual), v., n. 18, 2012.Disponível em:https://cip.brapci.inf.br//download/73275. Acesso em: 17 jul. 2024.
PECEGUEIRO, C. M. P. A.; et al.. O podcast como ferramenta de ensino no projeto de extensão formação do discente pesquisador. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. v encontro, n. norte/nordeste, 2024. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/299140. Acesso em: 17 jul. 2024.
SANTOS, F. E. P. Informação científica por meio da produção de conteúdo em podcast: hospedagem, distribuição e agregadores. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 22–51, 2020. DOI: 10.33467/conci.v3i2.13453. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/142259. Acesso em: 17 jul. 2024.
SILVA, W. K.; GUADAGNINI, G. M.; SANTINELLO, J. Caracterização do público brasileiro de ouvintes de podcasts e suas interfaces com a educação.Revista Linhas. Florianópolis, v. 22, n.50, p. 246-265, set./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15723/13766. Acesso em : 19 jul. 2024.
STUMPF, I.R.C. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/organicom/article/download/138920/134268/. Acesso em : 19 jul. 2024