Implantação da Biblioteca Comunitária São José

relato de experiência na seleção, organização e tratamento da informação

Autores

  • Luciana Candida Silva Universidade Federal de Goiás
  • Andrea Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Filipe Reis
  • Laís Pereira de Oliveira

Palavras-chave:

Biblioteca comunitária, Indexação de assuntos, Ordenação de documentos, Resource Description and Access (RDA), Catalogação descritiva

Resumo

Apresenta um relato de experiência da estruturação da Biblioteca da Comunidade São José, em Aparecida de Goiânia, GO. Constitui-se como relato de experiência, pois demonstra de um modo geral a seleção, organização e tratamento da informação desta unidade de informação. O desenvolvimento do projeto revelou a necessidade de adaptação de sistemas de ordenação documentária para o tipo de público da biblioteca. Essa adaptação adotou figuras e cores para o ordenamento e para facilitar o acesso dos usuários aos materiais. Conclui-se que a adaptação do sistema de ordenação e padronização do processo de representação descritiva foram fundamentais para a implantação da biblioteca comunitária, uma vez que foram pensadas para um público específico, considerando o nível de escolaridade da comunidade, deixando a recuperação da informação mais simples.

Referências

BOTELHO, Cristian do Nascimento. A formação do bibliotecário e as bibliotecas comunitárias. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação. Recife, v. 1, n.1, p. 50-64. 2012.

CALVACANTE, Lidia Eugenia. FEITOSA, Luiz Tadeu. Bibliotecas comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em Revista. Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 121 – 130. março 2011. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/18208/1/2011_art_lecavalcante.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.

DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 2013. 115 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GOTTI, Alessandra. Os desafios da Educação brasileira em 2019: linhas e cores. Nova escola, 30 jan. 2019. Disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/15432/os-desafios-da-educacao-brasileira-em-2019-linhas-e-cores. Acesso em: 26 nov. 2019

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994. 540 p.

MACHADO, E. C. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 80–94, 2009. DOI: 10.20396/rdbci.v7i1.1976. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1976. Acesso em: 1 jul. 2023.

MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; GRACIOSO, Luciana de Souza. Tratamento temático da informação a partir dos trabalhos publicados nos anais do capítulo brasileiro de ISKO: pontos de partida, identidade nacional e agentes epistêmicos. In: SIMÕES, Maria da Graça; LIMA, Gercina Ângela de (coord.). Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. p. 49-82.

MILANESI, Luis. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022.

OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2011. 153 p.

ORTEGA, Cristina Dotta. Fundamentos e métodos de ordenação de documentos. In: ORTEGA, Cristina Dotta; SILVA, Camila Mariana Aparecida da; SANTOS, Marcelo Nair dos. Ordenação de documentos na atividade bibliotecária. Brasília: Briquet de Lemos, 2016. p. 6-43.

ORTEGA, Cristina Dotta; SILVA, Camila Mariana Aparecida da; SANTOS, Marcelo Nair dos. Ordenação de documentos na atividade bibliotecária. Brasília: Briquet de Lemos, 2016.

SALDANHA, Gustavo Silva; SALES, Rodrigo de; CAFÉ, Lígia Maria Arruda. Reflexões sobre os conceitos de tratamento da informação e de organização da informação. In: SIMÕES, Maria da Graça; LIMA, Gercina Ângela de (coord.). Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. p. 23-48.

SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa; CORRÊA, Rosa Maria Rodrigues. Catalogação: trajetória para um código internacional. Niterói: Intertexto, 2009. 80 p.

SILVA, Luciana Candida da et al. O código RDA e a iniciativa BIBFRAME: tendências da representação da informação no domínio bibliográfico. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 130-156, set./dez. 2017.

SILVA, Luciana Candida da; GUIMARÃES, Guilherme Camargo; PRADO, Cassia Braga do. Diretrizes para catalogação de autoridades: RDA e MARC 21 para dados de autores da literatura infantil. 2024. Documento submetido.

TRISTÃO, Ana Maria Delazari; FACHIN, Gleisy Regina Bóries; ALARCON, Orestes Estevam. Sistema de classificação facetada e tesauros: instrumentos para organização do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 161-171, maio/ago. 2004.

VIEIRA, Keitty Rodrigues; BRÄSCHER, Marisa; SILVA, Eva Cristina Leite da; KARPINSKI, Cezar. A Escola de Chicago e a dimensão temática da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 1, p. 211-228, jan./mar. 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"