Desenvolvendo competências para a pesquisa científica

um relato de experiência da Biblioteca Setorial Profa. Maria Lúcia da Costa Bezera (CERES/UFRN)

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação, Biblioteca universitária, Pesquisa científica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar ações de Competência em Informação direcionadas às práticas de pesquisa científica desenvolvidas pela Biblioteca Setorial Profª Maria Lúcia da Costa Bezerra. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Para tanto, aborda os conceitos e a relação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Competência em Informação e Pesquisa científica. Compreende que a biblioteca e a pessoa bibliotecária podem auxiliar no desenvolvimento de competências que melhoram a prática de pesquisa científica da comunidade acadêmica. Concluiu-se que as ações realizadas pela BS CERES têm sido de suma importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional da comunidade universitária.

Biografia do Autor

Giulianne Monteiro, UFRN

Bibliotecária na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Martina Brizolara, UFRN

Bbibliotecária na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFRN).

Jéssica Oliveira

Bolsista de apoio técnico-administrativo na Biblioteca Setorial do CERES/UFRN. Discente do Curso de Pedagogia (UFRN).

Leyvison Silva, UFRN

Bolsista de apoio técnico-administrativo na Biblioteca Setorial do CERES/UFRN. Discente do Curso de Pedagogia (UFRN).

Thamiris Lima, UFRN

Bolsista de apoio técnico-administrativo na Biblioteca Setorial do CERES/UFRN. Discente do Curso de Pedagogia (UFRN).

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Referencial da literacia da informação para o ensino superior 2015. Lisboa: BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, 2022. Disponível em:

https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/. Acesso em: 09 jul. 2024.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. et al. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v.6, n. 1, p.81-99, dez. 2004.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-18, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 2 jul. 2024.

PEREIRA, Elisabeth Gomes; OLIVEIRA, Lia Raquel. TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0. In: CONFERÊNCIA IBÉRICA EM INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO COM TIC, 2., 2012, Bragança, Portugal. Anais [...]. Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, 2012. Disponível em:

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/19923/1/ietic_Braganca_2012.pdf. Acesso em: 03 jun 2024.

UFRN. Sistema Integrado de Bibliotecas. Missão. Natal: UFRN, 2024. Disponível em: https://sisbi.ufrn.br/sobre/missao. Acesso em: 01 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"