Educação crítica, reparação e bem viver

a experiência de relatoria dos Cronogramas da Liberdade do CDESS

Autores

Palavras-chave:

Mulheres negras, CDESS, Educação crítica, Reparação histórica, Bem viver

Resumo

Trata-se de relato de experiência do evento Cronogramas da Liberdade, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável para ouvir demandas dos movimentos sociais de mulheres negras. O objetivo do trabalho é discutir a relação entre educação crítica, reparação e bem viver. Qualitativo e descritivo, adota métodos de revisão de literatura e a observação participante. Os resultados indicam que a educação crítica promove consciência social e empoderamento; a reparação se dá pelas ações afirmativas e o bem viver pela tecnologia do aquilombamento. Conclui que essas atividades são necessárias para movimentos sociais e profissionais da informação engajados na luta por justiça social.

Biografia do Autor

Frederico Oliveira, Pesquisador da Cotec/Ibict e do Insittuto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD)

Pesquisador da Cotec/Ibict e do Insittuto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD)

Gabriela Ribeiro, Ibict

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Biblioteconomia pela UnB. Bibliotecária e Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informção em Ciência e Tecnologia.

Milton Shintaku, Ibict

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

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Publicado

2024-12-17