Inteligência artificial em bibliotecas

a formação bibliotecária na Região Norte do Brasil ante essa realidade

Autores

  • Gleidson Eduardo Costa Lopes UFPA - Universidade Federal do Pará
  • Jacquelin Teresa Camperos Reyes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Biblioteca, Ciência da Informação, Serviços de Informação

Resumo

A presença das tecnologias de informação e comunicação, como Inteligência Artificial, influencia o trabalho dos bibliotecários e seus serviços nas unidades de informação. O objetivo deste estudo é analisar os Planos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia na região Norte do Brasil frente às tendências do uso da IA nas bibliotecas. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando-se revisão de literatura e tratamento de dados mediante Análise de Conteúdo. Os planos pedagógicos localizados foram comparados. Os resultados indicaram paridade, sem mencionar IA. É evidente a necessidade de uma revisão curricular para acompanhar as demandas dos futuros bibliotecários.

Biografia do Autor

Jacquelin Teresa Camperos Reyes, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Faculdade de Biblioteconomia

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"