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informação acessível no Instagram de bibliotecas universitárias

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade Informacional, Instagram, Recursos de Acessibilidade, Texto alternativo

Resumo

Objetiva investigar a utilização de recursos de acessibilidade informacional voltadas para pessoas com deficiência visual nos perfis de Instagram das Bibliotecas universitárias públicas federais do nordeste brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de abordagem quanti-qualitativa. Aborda o conceito de Acessibilidade informacional no contexto do Instagram e os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual que podem ser utilizados para minimizar a exclusão informacional nesses ambientes. Verificou-se que dos vinte perfis analisados, apenas quatro utilizam algum recurso de acessibilidade informacional. Conclui-se que há uma lacuna significativa na utilização de recursos de acessibilidade informacional nos perfis do Instagram das Bibliotecas universitárias.

Biografia do Autor

Giulianne Monteiro, UFRN

Bibliotecária  na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Edson Marques, SENAI PB

Bibliotecário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Paraíba (SENAI PB). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2025-02-12

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"