Território de formação e as novas demandas por inclusão e diversidade
o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a formação de protagonistas sociais
Palavras-chave:
Formação Profissional, Protagonismo Social, Diversidade, Inclusão, Currículo de BiblioteconomiaResumo
A pesquisa tem como objetivo geral analisar como o novo PPP do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aborda a temática da diversidade e inclusão em seus componentes para a formação de protagonistas sociais. A fundamentação teórica é ampara pelos teóricos Fusari (1995); Arroyo (2011); Veiga (2003); Fleuri (2003); Gomes (2019; 2022); Perrotti (2017); Candau e Moreira (2010); UESPI (2022); Pizarro (2018); Vieira e Karpinsk (2020) e Theodoro (2022), que abordam: formação profissional, currículo, mediação, cultura, diversidade, inclusão e protagonismo social. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como documental, fazendo uso do materialismo dialético. A pesquisa revelou um esforço significativo, presente no PPP, em integrar a perspectiva da diversidade e da inclusão em diferentes dimensões da formação bibliotecária, com vista para o protagonismo social, como resposta às novas demandas formativas.
Referências
ARENDT, Hanna. O que é política? 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
ARROYO, Miguel. Currículo: território em disputa.Petrópolis, Vozes, 2011.
BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a LínguaBrasileira de Sinais - Libras, e o artigo 18 da lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000.Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n.
246, p. 28, 23 dez. 2005.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
FERREIRA, Marilucia Moraes de Paula; VIVALDI, Flávia Maria de Campos. A dimensão política do projeto pedagógico e o trabalho de gestão escolar. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, SP, v.12, n.1, jan./jul. 2020. Disponível
em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751. Acesso em: 31 jul. 2024.
FLEURI. Reinaldo M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, maio-ago., 2003. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SvJ7yB6GvRhMgcZQW7WDHsx/?format=pdf. Acesso em: 03 ago. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 26.ed. São Paulo: Paz e Terra, 202 FUSARI, José Cerchi. O Projeto Político-Pedagógico nos cursos de graduação. In: Circuito Prograd, 1995, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 1995. p. 102-107.
GOMES, H. F. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, v.5, p. 10-21, 2019a. Disponível
em:http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4046. Acesso em 31 jul. 2024.
LIMA, Marcelli Ingrid Silva de et al. As políticas para diversidade na educação superior. In: Congresso Nacional de Educação, 2., 2015, Campina Grande, PB. Anais [...]. Campina Grande, PB, 2015. p. 1-11.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26.
PIZARRO, Daniella Camara. Sentido ético da atuação docente na Biblioteconomia: da miopia política ao mecanicismo. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (org.). O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da
Informação.Florianópolis: ACB, 2018.p. 335-357. E-book.
THEODORO, Mário. A sociedade desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil. São Paulo; Rio de Janeiro: Zahar, 2022
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí. Resolução CEPEX nº 034/2020, de01 dez. de 2020. Dispõe sobre a inserção das Atividades de Extensão na Matriz Curricular dos Projetos
Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Piauí. Teresina: UESPI, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí. Resolução CEPEX nº 023/2022, de 27 abr. de 2022.Dispõe sobre a reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em atenção às Resoluções CNE/CES n. 07/2018, CNE/CES n. 02/2007, CNE/CES n. 02/2019 e à Portaria MEC n. 2.117/2019.Teresina: UESPI, 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ.Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Teresina, 2022.
VEIGA, Ilma. Passos. Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101
32622003006100002 Acesso em: 31 jul. 2024.
VIEIRA, Keitty Rodrigues; KARPINSHI. A influência da Escola de Chicago na produção científica nacional em Ciência da Informação. TransInformação, Campinas, 32:e190037, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/BCpZQbGmyRFV3vzSfbnCqpf/abstract/?lang=pt. Acesso em; 20 mar. 2024.