Território de formação e as novas demandas por inclusão e diversidade

o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a formação de protagonistas sociais

Autores

  • Andreina Virginio USP
  • Débora Texieira Universidade Estadual do Piauí
  • Mirleno Jesus Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Formação Profissional, Protagonismo Social, Diversidade, Inclusão, Currículo de Biblioteconomia

Resumo

A pesquisa tem como objetivo geral analisar como o novo PPP do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aborda a temática da diversidade e inclusão em seus componentes para a formação de protagonistas sociais. A fundamentação teórica é ampara pelos teóricos Fusari (1995); Arroyo (2011); Veiga (2003); Fleuri (2003); Gomes (2019; 2022); Perrotti (2017); Candau e Moreira (2010); UESPI (2022); Pizarro (2018); Vieira e Karpinsk (2020) e Theodoro (2022), que abordam: formação profissional, currículo, mediação, cultura, diversidade, inclusão e protagonismo social. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como documental, fazendo uso do materialismo dialético. A pesquisa revelou um esforço significativo, presente no PPP, em integrar a perspectiva da diversidade e da inclusão em diferentes dimensões da formação bibliotecária, com vista para o protagonismo social, como resposta às novas demandas formativas.

Biografia do Autor

Andreina Virginio, USP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência da Informação pela mesma instituição. Possui Especializações em Gestão Empresarial (CESVALE) e Administração e Gestão do Conhecimento (UNINTER). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. É servidora pública junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI - Campus Floriano), com o cargo de Bibliotecária-Documentalista, onde coordena os serviços da Casa da Leitura. Participa dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB) da USP, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Mediação da Informação e Circuitos de Formação Protagonista (GEMINFO), vinculado a UESPI. Tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em biblioteca multinível, escolar e pública, atuando nas seguintes temáticas: educação e mediação cultural, leitura, biblioteca e oralidade e pesquisa científica.

Débora Texieira, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (2007) e Especialização em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Tem experiência técnica administrativa na área de Biblioteconomia, com atuação em bibliotecas universitária e especializada. Desenvolveu trabalhos de assessoria e consultoria na área de gestão documental. É docente do quadro efetivo, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) desde 2012. Foi Diretora da Biblioteca Central da UESPI e docente do quadro de substitutos do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Mediação da Informação e Circuitos de Formação Protagonista (GEMINFO), vinculado à UESPI. É Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UESPI.

Mirleno Jesus, Universidade Estadual do Piauí

Licenciado em Pedagogia e bacharel em Biblioteconomia. Mestre em Educação, com estudos na área de Educação, Currículo e Ensino, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Realiza o doutoramento em Ciência da Informação, onde desenvolve estudos na área de Produção, Circulação e Mediação da Informação, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Especialista em Didática Universitária. Professor efetivo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação da Informação e Circuitos de Formação Protagonista (GEMINFO). Professor substituto do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Campus Caxias. Possui experiências no campo da docência, gestão da educação superior, gestão de bibliotecas, centros de documentação e arquivos.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"