Vivências de gestão em bibliotecas escolares

o caso de Palhoça (SC)

Autores

Palavras-chave:

Rede de bibliotecas, Bibliotecas escolares, Gestão em rede

Resumo

Este trabalho visa discorrer como os bibliotecários da Rede de Escolas Municipais de Palhoça se organizam para fomentar diálogos em busca da otimização de ações da categoria, da atuação na biblioteca escolar. O estudo faz parte dissertação de mestrado em construção. Trata-se de uma pesquisa exploratória tipo Estudo de Caso, cujo o corpus investigativo é constituído por fontes documentais e Relato de Experiência. Os resultados revelam a necessidade da organização de gestão em Rede de bibliotecas escolares que proponha diálogos entre os bibliotecários/as, que contribuía para a melhoria da educação em Palhoça/SC, e não por ações isoladas de bibliotecários/as.

Biografia do Autor

Dra Tânia Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós-Doutorado realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Universidade de Aveiro/PT (2021). É professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC). Exerceu a função de coordenadora de Estágio de Centro entre os anos de 2013 à 2017 e a função de Diretora de Extensão (CEAD/UDESC) entre 2019 e 2020; atou como Coordenadora de área do PIBID ? Pedagogia a distância entre os anos de 2015 e 2020. Atualmente desempenha a função de Diretora de Ensino de Graduação do CEAD/UDESC e compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UDESC e atua na linha de pesquisa de Informação Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação da UDESC. Tem como foco de trabalho e estudo as seguintes áreas: educação; história da educação; formação docente; práticas escolares; informação e práticas educativas; memória e informação; história e memória.

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"