Competência em informação na roça

Autores

Palavras-chave:

Competência em Informação, Roça, Educação

Resumo

Esse trabalho objetiva refletir a Competência em Informação na roça, com o afã de avançar nos estudos e ações empreendidas em espaços rurais. Para atender a essa pretensão, optou-se pela pesquisa qualitativa, onde se buscou subsídios em um levantamento bibliográfico e nos preceitos da pesquisa (auto)biográfica.  Reitera-se a pertinência da escolha epistêmico-metodológica da pesquisa (auto)biográfica e seus dispositivos de pesquisa tanto para trazer à tona o modo como as pessoas lidam com a informação na roça, quanto para que (re)pensem o vivido e o (re)configurem, numa perspectiva formativa. Ademais, apresenta orientações para prover Educação em Competência em Informação na roça.

Biografia do Autor

Jaires Oliveira Santos Guterres, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Especialista em Educação do Campo e em Neuroeducação. Possui graduação em Biblioteconomia pela UFBA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Competências e comportamento: processos de produção, inovação e comunicação da informação (Comporti) da UFBA. Atuou como gestora em Bibliotecas Públicas Estaduais. Desenvolve pesquisas com ênfase em Competência em Informação, processo educativo, profissionalização, informação e cidadania, ruralidades e (auto)biografias.

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE E RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education. 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/framework1.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.

BRASIL. Constituição. Brasília (DF), 1988.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018.

CILIP. CILIP Definition of Information Literacy. 2018. Disponível em: https://infolit.org.uk/ILdefinitionCILIP2018.pdf. Acesso em: 26. jun. 2024.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, dez. 2012, v.17, n. 51, p. 523-536. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.

DUDZIAK, E. Information Literacy Education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes, visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: Seminário Nacional de Bibliotecas, 12, Recife. Anais [...] Recife: UFPE, 2002.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da informação, v. 32, p. 23-35, 2003.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GUTERRES, Jaires Oliveira Santos. Vidas entrelaçadas pela informação: desvelamentos nas narrativas e sentidos do ser da roça agrestiana. 2023. 277f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, 2023.

MAYBEE, Clarence et al. Recognizing information literacy as a discipline: Reflections on an ACRL 2023 panel discussion. College & Research Libraries News, v. 84, n. 10, p. 363, 2023.

OLDENBURG, Laurine; GRIESBAUM, Joachim. Everyday information literacy in rural areas. Information Research. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948.

PARVATHAMMA, N.; PATTAR, Danappa. Information literacy among the rural community in an economically backward region of Karnataka State, India. Journal of agricultural & food information, v. 14, n. 1, p. 26-36, 2013.

PATTAR, Danappa. Information Literacy Models for Rural Community. Mauritius: LAMBERT Academic Publishung, 2018.

PUSPITA, Indah. Impact of Digital Literacy Programs on Information Access in Rural African Communities in Indonesia. African Journal of Information and Knowledge Management, v. 2, n. 1, p. 13-26, 2023

UZUEGBU, C. P.; NAGA, M. M. Information literacy model: A framework for orally-rural publics. In: International conference proceedings on library and information services in knowledge society: Innovative, value added services and best practices, edited by Pravakar Rath, R. K. Ngurtinkhuma, & R. N. Mishra (pp. 123 -134). Aizawl, India: Excel India, 2017

Yin, R.K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Downloads

Publicado

2024-12-17