Surdez, bibliotecas e cidadania

as realidades das instituições federais de ensino no Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas, Inclusão, Acessibilidade, Surdez, Libras

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas atuais, os recursos disponíveis e os desafios enfrentados na oferta de produtos e serviços de informação para usuários surdos nas bibliotecas do IFAM e da UFAM. Para a coleta de dados foi criado um questionário, tendo sido enviado para 29 bibliotecas de instituições federais de ensino (12 UFAM + 17 IFAM), das quais 24 aderiram à pesquisa (11 UFAM + 13 IFAM). A partir dos resultados obtidos, podemos perceber que tanto as bibliotecas do IFAM, quanto as bibliotecas da UFAM, apresentam lacunas significativas que comprometem a plena acessibilidade nesses espaços.

Biografia do Autor

Natasha Lima Medeiros Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda e Mestra em Educação, bolsista CAPES. Bibliotecária e Pedagoga.

Eliene de Oliveira Belo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestra em Tecnologias Emergentes da Educação, Bibliotecária. Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Beatriz Pereira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestra em Tecnologias Emergentes da Educação, Bibliotecária. Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Orientador. Doutor em Educação, Mestre em Políticas Públicas, Bibliotecário e Pedagogo. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2024-12-17