Bibliotecas universitárias na área da saúde
um relato de experiência das práticas desenvolvidas
Palavras-chave:
Biblioteca, Práticas biblioteconômicas, Competência Informacional, TreinamentosResumo
Este artigo relata como uma biblioteca universitária na área da saúde adapta-se às novas demandas educacionais e de pesquisa, visando suprir as necessidades informacionais de seus usuários. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na evolução do papel das bibliotecas, destacando a necessidade de capacitação contínua dos usuários em competências informacionais. Resultados incluem treinamentos em fontes de informação científica e normas da ABNT. Conclusões apontam que tais iniciativas não só fortalecem a formação acadêmica e profissional dos usuários, mas também humanizam a prática na saúde, através de projetos como o clube do livro, integrando conhecimento científico e literário de forma inovadora.
Referências
CUENCA, A. M. B.; NORONHA, D. P.; ALVAREZ, M. do C. A. Avaliação da capacitação de usuários para a recuperação da informação: o caso de uma biblioteca acadêmica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 46–58, 2008. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60. Acesso em: 27 maio. 2024.
MORIGI, V. J.; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 189–206, 2006. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/432. Acesso em: 27 maio. 2024.
PEDRÃO, G. B. Clube do livro fora da biblioteca: Um relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 13, p. 1207–1219, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/933. Acesso em: 12 jun. 2024.