Preservação documental

anoxia no combate a fungos no acervo do INCRA/PR

Autores

Palavras-chave:

Preservação documental., Anoxia, Fungos Aspergillus

Resumo

A preservação de documentos é um desafio constante para instituições que guardam acervos de grande valor. Este relato objetiva descrever a aplicação do processo de anoxia como método de desinfestação de fungos, especificamente do gênero Aspergillus, nos livros fundiários do INCRA/PR. A pesquisa se classifica como aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Os resultados revelaram que o método de anoxia empregado foi eficaz na eliminação dos fungos, garantindo a preservação dos documentos. Este processo não apenas salvaguardou o acervo documental contra danos causados por fungos, mas também estabeleceu um padrão para futuras intervenções nos arquivos do INCRA/PR.

Biografia do Autor

Elder Lopes Barboza

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Rodrigo Botelho-Francisco

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dina Marques Pereira Araujo

Doutora em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da
Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Incra. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/o-incra. Acesso em: 20 jul. 2024.

PINHEIRO, A. C.; SEQUEIRA, S. O.; MACEDO, M. F. Fungi in archives, libraries, and museums: a review on paper conservation and human health. Critical Reviews in Microbiology, p. 1–15, 2019. Doi: doi:10.1080/1040841x.2019.1690420.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"