Cegueira, bibliotecas e cidadania

as realidades das instituições federais de ensino no Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas, Inclusão, Acessibilidade, Cegueira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas atuais, os recursos disponíveis e os desafios enfrentados na prestação de produtos e serviços de informação inclusivos para usuários cegos pelas bibliotecas de instituições federais de ensino no Amazonas. A pesquisa fundamenta-se na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e em estudos de acessibilidade em bibliotecas universitárias, como os de Silva e Spudeit (2021). Foi adotada uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, com um questionário direcionado aos gestores de 29 bibliotecas (12 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e 17 do Instituto Federal do Amazonas - IFAM), das quais 24 responderam (11 UFAM e 13 IFAM). Os resultados indicam uma significativa carência de políticas e práticas de aquisição de obras em formatos acessíveis e uma série de desafios significativos que interferem negativamente no contexto estrutural e educacional dessas instituições no que tange à inclusão e acessibilidade dos usuários cegos.

Biografia do Autor

Natasha Lima Medeiros Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda e Mestra em Educação, bolsista CAPES. Bibliotecária e Pedagoga.

Beatriz Pereira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestra em Tecnologias Emergentes da Educação, Bibliotecária. Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Eliene de Oliveira Belo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestra em Tecnologias Emergentes da Educação, Bibliotecária. Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Orientador. Doutor em Educação, Mestre em Políticas Públicas, Bibliotecário e Pedagogo. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2024-12-17