O uso de metodologias ativas pela biblioteca

a percepção dos discentes sobre capacitações em bases de dados

Autores

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Biblioteca, Capacitação, Bases de Dados

Resumo

As metodologias ativas no ensino de bases de dados promovem a participação ativa dos alunos, colocando-os como protagonistas no processo de aprendizagem. Essas metodologias incentivam a resolução de problemas reais e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O objetivo do artigo foi apresentar o programa de treinamento implementado pela Biblioteca da FCE da UNESP Tupã no uso de bases de dados. A metodologia foi desenvolvida com base nas necessidades indicadas pelos docentes de Metodologia da Pesquisa e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento, adotando a aprendizagem baseada em pesquisa (ABP). Os resultados foram analisados com emprego de ferramenta de Inteligência Artificial para categorização de dados coletados por meio de perguntas abertas. A pesquisa de satisfação registrou alto índice de aprovação, contudo há necessidade de melhorias constantes da proposta para que haja perenidade das ações.

Biografia do Autor

Eliana Kátia Pupim, Faculdade de Ciências e Engenharia, UNESP, Campus de Tupã

Doutora em Ciência da Informação

Bibliotecária CRB 8-6202

Supervisora Técnica da Seção Técnica de Biblioteca e Documentação

Allan Leon Casemiro da Silva, UNESP

Doutor em Agronegócio e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Engenharia pela UNESP (2023), Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Engenharia pela UNESP (2018), Especialista em Gestão do Agronegócio pela UNESP (2011), graduado em Direito pela FADAP-FAP (2006) e em Administração pela UNESP (2014). Docente dos cursos de Administração e Direito da FADAP/FAP, ministrando as disciplinas de Projetos Empresariais, Planejamento Estratégico, Marketing e Economia. Atuação como consultor empresarial e coaching empresarial.

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, UNESP

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) (UNESP). Atualmente é bibliotecária da Unesp de Marília. Colaboradora do Projeto Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2015. Pesquisa sobre dados científicos, gestão de dados, plano de gestão de dados, repositórios de dados, direitos autorais de dados, blockchain, privacidade de dados, bibliotecário de dados, Ciência aberta, acesso aberto, princípios FAIR, agricultura familiar.

Jair Félix de Mendonça Filho, UNESP

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), atua na área de bibliometria e análises métricas aplicados na área de ciência da informação.  Atua na Seção de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação da Biblioteca Unesp campus de Rio Claro desde 2013. Atualmente é aluno de bacharel em biblioteconomia.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"