O uso de metodologias ativas pela biblioteca
a percepção dos discentes sobre capacitações em bases de dados
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Biblioteca, Capacitação, Bases de DadosResumo
As metodologias ativas no ensino de bases de dados promovem a participação ativa dos alunos, colocando-os como protagonistas no processo de aprendizagem. Essas metodologias incentivam a resolução de problemas reais e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O objetivo do artigo foi apresentar o programa de treinamento implementado pela Biblioteca da FCE da UNESP Tupã no uso de bases de dados. A metodologia foi desenvolvida com base nas necessidades indicadas pelos docentes de Metodologia da Pesquisa e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento, adotando a aprendizagem baseada em pesquisa (ABP). Os resultados foram analisados com emprego de ferramenta de Inteligência Artificial para categorização de dados coletados por meio de perguntas abertas. A pesquisa de satisfação registrou alto índice de aprovação, contudo há necessidade de melhorias constantes da proposta para que haja perenidade das ações.
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