O conhecimento amazônico e a informação étnico-racial nas produções da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)

Autores

  • Franciéle Carneiro Garcês-da-Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Adrieli Molter Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Jordan Palmeiro da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Veronica Santiago Gomes Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Editora Universitária, Conhecimento amazônico, Informação étnico-racial, Publicação científica

Resumo

Este estudo parte do seguinte questionamento: como a Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) pode ser instrumento de visibilidade do conhecimento científico amazônico, sobretudo de populações negras, indígenas e rondonienses? Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar a promoção do conhecimento amazônico e da informação étnico-racial científica no âmbito das obras publicadas pela EDUFRO. Para tanto, foi contextualizada a EDUFRO, a partir de seu Regimento interno e sua Política Editorial, abordada a informação étnico-racial científica e o combate às injustiças epistêmicas no campo editorial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Foram mapeadas e avaliadas as obras publicadas pela EDUFRO entre 2001 e 2023. Como resultados, foram encontradas 61 obras distribuídas entre os enfoques temáticos que atendem ao objetivo da pesquisa: Amazônia e Rondônia, Povos indígenas, Povos imigrantes e Estudos de Gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Franciéle Carneiro Garcês-da-Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bibliotecária negra - CRB -11/1236. Professora Adjunta no Departamento Acadêmico de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Editora da Edufro/UNIR. Coordenadora do GT RERAD-FEBAB. Idealizadora e gestora do Quilombo Intelectual e Coordenadora do Selo Nyota. Pesquisadora do Projeto Editora IBICT. Coordenadora do projeto de pesquisa "Conhecimento científico na Amazônia: investigando o papel da EDUFRO na valorização da pesquisa local". Autora do livro Biblioteconomia Negra: das epistemologias negro-africanas à Teoria Crítica Racial.

Adrieli Molter, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Atualmente cursando o sétimo período de graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde atua como monitora acadêmica, estagiária na Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) e editora assistente da Revista Práxis Pedagógica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência como estagiária em biblioteca universitária, participação voluntária em eventos acadêmicos como membro de equipe e contribuição para o projeto piloto "Gestão da Informação Arquivística da Universidade Federal de Rondônia", uma iniciativa voltada para o planejamento e tratamento de documentos arquivísticos, visando a organização e digitalização do acervo acadêmico.

Jordan Palmeiro da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua como bolsista PIBIC no projeto de pesquisa "Conhecimento científico na Amazônia: investigando o papel da EDUFRO na valorização da pesquisa local". 

Veronica Santiago Gomes , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua como bolsista no projeto de pesquisa "Conhecimento científico na Amazônia: investigando o papel da EDUFRO na valorização da pesquisa local". 

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Publicado

2024-12-17