Bibliotecários

planejar, organizar, conectar e realizar

Autores

  • Paula Regina Ventura Amorim Goncalez Universidade Federal do Espirito Santo
  • Ana Maria da Silva Bichara Biblioteca Pública de Domingos Martins
  • Louise Storni Vasconcelos de Abreu Prefeitura de Aracruz/ES

Palavras-chave:

Informação e Sociedade., Bibliotecários e Sociedade, Bibliotecas Públicas, Extensão Universitária

Resumo

Com o objetivo de ampliar o repertório dos bibliotecários para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade, o projeto de extensão “Bibliotecários: planejar, organizar, conectar e realizar” ofereceu vivências práticas para o planejamento e a organização de atividades a serem realizadas em bibliotecas públicas e/ou escolares nos municípios de Aracruz, Domingos Martins e Pinheiros, no Estado do Espírito Santo. Visando à interação com os usuários e à realização de eventos voltados para atender às necessidades de inclusão e acolhimento no ambiente biblioteconômico, teve como norte a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis na avaliação do papel social das bibliotecas.

Biografia do Autor

Paula Regina Ventura Amorim Goncalez, Universidade Federal do Espirito Santo

Graduada em biblioteconomia (UNESP); Doutora e Mestre em Ciência da Informação (UNESP); P´ós Doutora em Ciência da Informação (UEL); Professora do Departamento de Biblioteconomia da UFES; Coordenadora do Curso de Biblioteconomia EaD (UFES).

Ana Maria da Silva Bichara, Biblioteca Pública de Domingos Martins

Graduada em Biblioteconomia e Ciências Sociais (UFES); Mestre em Ciências Sociais (UFES);Bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Argelina Lopes Tristão da cidade de Domingos Martins; Tutora Presencial do curso de Biblioteconomia no polo de Domingos Martins.

 

Louise Storni Vasconcelos de Abreu, Prefeitura de Aracruz/ES

Graduada em História (UNIRIO); Mestre em História (UFES); pedagoga no polo de apoio presencial Universidade Aberta do Brasil e Centro de formação de professores José Modenese (Polo UAB de Aracruz); Tutora Presencial do curso de Biblioteconomia no Polo de Aracruz

 

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 14.837, de 8 de abril de 2024. Altera a Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no país, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas escolares. Brasília/DF, 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14837.htm#art1 Acesso em: 1 ago. 2024.

FERREIRA, R. S. Transpondo muros, construindo relações: uma reflexão sobre bibliotecas universitárias e extensão no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 75-88. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1912. Acesso em: 25 set. 2024.

NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. [S.l.], 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 3 ago. 2024

SANTOS, T. L.; CARVALHO, T. A música de rap como instrumento para disseminar informação na periferia: informação que gera cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29., 2022. Anais [...]. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022 Acesso em: 3 ago. 2024

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Publicado

2024-12-17