Aplicação da realidade aumentada na divulgação de livros na biblioteca escolar da Escola UMEF Deputado Mikeil Chequer

Autores

  • Paula Regina Ventura Amorim Goncalez Universidade Federal do Espirito Santo
  • Rachel Cristina Mello Guimaraes Universidade Federal do Espirito Santo https://orcid.org/0000-0001-5459-4105
  • Tiago Feitosa Borboni dos Santos Universidade Federal do Espirito Santo

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Divulgação de livros, Usabilidade, Realidade Aumentada , Aplicativo de Realidade Aumentada

Resumo

O presente estudo visa aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) na divulgação dos livros da Biblioteca Escolar. A pesquisa demonstra que a RA é uma tecnologia que pode ser aplicada às bibliotecas, demonstrando sua utilidade em bibliotecas públicas escolares e validando seu uso na Biblioteca Escolar UMEF Deputado Mikeil Chequer. O estudo aponta a RA como uma ferramenta inovadora para aumentar a descoberta de livros com baixo movimento entre os usuários. A metodologia utilizada é aplicada, exploratória e descritiva, com base em pesquisas bibliográficas e documentais. Como resultado, foi desenvolvido um aplicativo de RA para a Biblioteca Escolar da UMEF Deputado Mikeil Chequer. Conclui que a RA tem um impacto significativo na divulgação dos livros nas bibliotecas escolares.

Biografia do Autor

Rachel Cristina Mello Guimaraes, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Ciência da Informação, Dinter UnB/UFES (atual), mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), especialista em Análise de Sistemas com Ênfase em Negócios, especialista em Arquivos e  graduada  em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991).

Referências

APPLE. Apple Vision Pro. 2023. 1 imagem. 1832 x 1247 pixels. Disponível em: https://www.apple.com/apple-vision-pro/. Acesso em: 10 jul. 2023.

APPLE. Apple Vision Pro. 2023. YouTube, 05 de jun. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wsy5ZRiPHGo. Acesso em: 02 jul. 2023.

ARAUJO, Romeu. Realidade virtual e realidade aumentada em bibliotecas: viabilidades de aplicação. Biblionline, João Pessoa, v. 17, n. 2, p. 3-11, 02 set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/59678/34136. Acesso em: 20 de jun. de 2023.

Biocca, F.; Levy Marc R. Communication in the age of virtual reality. Lawrence Erlbaum: Hillsdale, New Jersey, 1995.

BUTTERBR0T. Moby Dick equipamento de baleia Modelo 3D. 2022. 1 imagem. 1082 x 633 pixels. Disponível em: https://www.turbosquid.com/pt_br/FullPreview/556132. Acesso em: 10 jul. 2023.

CABRAL, Lucas Ricardo Paulino. Realidade virtual em bibliotecas universitárias: tecnologias e aplicações. 2022. 69f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39599. Acesso em: 20 jun. 2023.

CARDINAL, António. O fantasma de Peper. 2020. 1 imagem. 2052 x 1390 pixels. Disponível em: https://jtm.com.mo/lazer/efeito-pepper-na-producao-ilusoria/. Acesso em: 02 jul. 2023.

CENTENO, Gabriel. Elbit Systems fornece capacete com display integrado para helicóptero AH-64 Apache. 2021. 1 imagem. 2118 x 1633 pixels. Disponível em: www.aeroflap.com.br. Acesso em: 02 jul. 2023.

CNET. Ride a real roller coaster while playing a VR video game. YouTube, 23 de set. de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wsy5ZRiPHGo. Acesso em: 02 jul. 2023.

EDUCAÇÃO, Aprende Brasil. Realidade Aumentada - Livros Didáticos Integrados. 2023. YouTube, 15 de dez. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EsHLfSVHFvs. Acesso em: 02 jul. 2023.

ENTERTAINMENT, Sony Interactive. Playstation VR2. 2023. 1 imagem. 1832 x 1247 pixels. Disponível em: https://www.playstation.com/pt-br/ps-vr2/. Acesso em: 10 jul. 2023.

FEITOSA, Tiago. Harry Potter em AR. 2023. 1 imagem. 604 x 1066 pixels.

FEITOSA, Tiago. Moby Dick em AR. 2023. 1 imagem. 907 x 1600 pixels.

FREIRE, Gianfrancesco Ranieri Dantas Arruda. Uma análise da aplicabilidade da Realidade Aumentada em Bibliotecas Escolares. 2011. 56f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39599. Acesso em: 20 jun. 2023.

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate da cultura infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7.ed. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597020991/epubcfi/6/18%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dchapter01%5D!/4/64/1:256%5Bnte%2Cmen%5D. Acesso em: 23 dez. 2022.

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL. Direção: Chris Columbus. Produção: Warner Bros. Pictures. Intérpretes: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson. Roteiro: Steve Kloves. Baseado em: Harry Potter and the Philosopher's Stone de J K. Rowling. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, 2001. 1 vídeo (152 min.). Disponível em: https://play.hbomax.com/page/urn:hbo:page:GYY7NkAImuJzDwgEAAAAL:type:feature?source=googleHBOMAX&action=open. Acesso em: 08 jul. 2023.

IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. rev. Elaboradas pelo Comité Permanente da Secção de Bibliotecas Escolares da IFLA, 2015. Tradução: Rede de Bibliotecas Escolares (Portugal). Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

IFLA. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022. Tradução: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB. Edição em língua portuguesa – Brasil, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repository.ifla.org/bitstream/123456789/2187/1/IFLA_PL%20Manifesto2022_Portuguese.pdf. Acesso em: 09 jul. 2023.

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO Para Biblioteca Escolar. Edição em língua portuguesa – Brasil, São Paulo, 2004.Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.

INCORPORATED, Denso Wave. QR-Code Generator. 2023.1 imagem. 2118 x 1633 pixels. Disponível em: https://br.qr-code-generator.com/. Acesso em: 02 jul. 2023.

JERALD, Jason. The VR book: Human-centered design for virtual reality. Morgan & Claypool, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 20 jun. 2023.

MELVILLE, Herman. Moby Dick. The 100 Greatest Novels of All Time - Starbooks Classics Collection - Greatest Books for Kids. Starbooks Classics Publishing, 2014. 1 imagem. 878 x 890 pixels. Disponível em: https://www.kobo.com/br/pt/ebook/moby-dick-118. Acesso em: 02 jul. 2023.

META. Meta Quest 3. 2023. 1 imagem. 1832 x 1247 pixels. Disponível em: https://www.meta.com/quest/quest-3/. Acesso em: 10 jul. 2023.

NEVES, Bárbara Coelho; SAMPAIO, Denise Braga; RODRIGUES, Quézia. Bibliotecas escolares e tecnologias digitais: uma análise bibliográfica. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 146-165, set. 2020/fev. 2021. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p146-165. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5278. Acesso em: 09 jul. 2023.

NIANTIC, Inc. Pokemon Go. 2023. 1 imagem. 1832 x 1247 pixels. Disponível em: https://pokemongolive.com/. Acesso em: 10 jul. 2023.

PORTA, Giambattista Della. Magiae naturalis, sive de: miraculis rerum naturalium. Livro III, Privillegius Regis, 1564. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=8H9mAAAAcAAJ&ots=RwP8nMoJtX&dq=Magiae%20naturalis%2C%20sive%20de%3A%20miraculis%20rerum%20naturalium&lr&hl=pt-BR&pg=PA1#v=onepage&q=Magiae%20naturalis,%20sive%20de:%20miraculis%20rerum%20naturalium&f=false. Acesso em: 02 jul. 2023.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. xxv, 336 p.

RIG MODELS, Harry Potter 3D Model. 2022. 1 imagem. 942 x 626 pixels. Disponível em: https://rigmodels.com/model.php?view=Harry_Potter-3d-model__7TYD2D6WY4SX3PMZ4WQO84018. Acesso em: 10 jul. 2023.

SANTOS, Tiago Feitosa Borboni. A realidade aumentada como tecnologia aplicada em bibliotecas escolares. 2023. 38f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia). Departamento de Biblioteconomia, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo

THE TIME MACHINE. Direção: Simon Wells. Produção: Arnold Leibovit. Interpretes: Guy Pearce, Samantha Mumba, Jeremy Irons. Roteiro: John Logan. Adaptação de: A Máquina do Tempo, The Time Machine. Baseado em: The Time Machine de H. G. Wells. Estados Unidos: Warner Bros, 2002. 1 vídeo (96 min.). Disponível em: https://www.primevideo.com/dp/amzn1.dv.gti.68ba97e2-963a-22f2-b64f-3dc613664189?autoplay=0&ref_=atv_cf_strg_wb. Acesso em: 08 jul. 2023.

Tori, Romero; Kirner, Claudio. Fundamentos de realidade virtual. In: Tori, Romero; Kirner, Claudio; Siscoutto, Robson. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual aumentada. Livro do pré Symposium on Virtual Reality, Belém – PA, 2 de maio de 2006. Cap1. p. 2-21Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.

UMEF "Dep. Mikeil Chequer". Vila Velha, 28 set. 2022. Facebook: UMEF "Dep. Mikeil Chequer". Disponível em: https://www.facebook.com/escolavilavelha/ Acesso em: 22 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"