Práticas formativas no ensino de catalogação

a monitoria como base de aprendizagem experiencial e colaborativa

Autores

  • Valdirene Pereira da Conceição Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria Leoquiane Oliveira Guimarães Guimarães Universidade Federal do Maranhão
  • João Matheus Nascimento Rodrigues Rodrigues Arquivar Gestão de Documentos e Processos

Palavras-chave:

Monitoria e prática educativa, Representação Descritiva e monitoria, Curso de Biblioteconomia

Resumo

Trata de pesquisa exploratória que objetiva analisar a monitoria como base da aprendizagem experiencial, colaborativa e de formação acadêmica e pessoal dos discentes-monitores da disciplina Representação Descritiva I no Curso de Biblioteconomia da UFMA. Destaca como resultado a experiência na Organização do Conhecimento tradicional das Quebradeiras de Coco Babaçu, no Maranhão, com vistas a preservação de suas lutas, conquistas, memória e identidade. Conclui que a monitoria, instiga a busca de novos estudos e estratégias de associação da teoria à prática e potencializa o processo ensino-aprendizagem, por meio de compartilhamento de saberes, diálogos e experiências na construção coletiva do conhecimento (discente- monitor-professor).

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"