Práticas formativas no ensino de catalogação
a monitoria como base de aprendizagem experiencial e colaborativa
Palavras-chave:
Monitoria e prática educativa, Representação Descritiva e monitoria, Curso de BiblioteconomiaResumo
Trata de pesquisa exploratória que objetiva analisar a monitoria como base da aprendizagem experiencial, colaborativa e de formação acadêmica e pessoal dos discentes-monitores da disciplina Representação Descritiva I no Curso de Biblioteconomia da UFMA. Destaca como resultado a experiência na Organização do Conhecimento tradicional das Quebradeiras de Coco Babaçu, no Maranhão, com vistas a preservação de suas lutas, conquistas, memória e identidade. Conclui que a monitoria, instiga a busca de novos estudos e estratégias de associação da teoria à prática e potencializa o processo ensino-aprendizagem, por meio de compartilhamento de saberes, diálogos e experiências na construção coletiva do conhecimento (discente- monitor-professor).
Referências
BRASIL. LEI Nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em :16 maio.2024.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREITAS, G. L. Projeto de Ensino de Monitoria 2022. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/. Acesso em: 25 jun. 2024.
FREITAS, G. L. Projeto de Ensino de Monitoria 2023. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/. Acesso em: 25 jun. 2024.
GUIMARÃES, M. L. Relatório de Monitória. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/. Acesso em: 25 jun. 2024.
MEY, E. S. A. Da espiral do conhecimento à catalogação. R. Bibliotecon. Brasília, 15(2) jul./dez. 1987. Disponível em: file:///C:/Users/UFMA%20(CCSO)/Downloads/Art01_Mey-word.pdf. Acesso em: 4 set. 2024.