Ações culturais e educativas utilizando a literatura de cordel na UERJ

atividades lúdicas que divulgam o acervo e favorecem o aprendizado nos projetos de extensão

Autores

  • Nadya Maria Deps Miguel IBGE
  • Rejane Rosa do Amaral Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Luisa da Silva Correio de Carvalho UERJ

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Cultura popular, Bibliotecas universitárias, Educação

Resumo

Este trabalho relata a experiência da biblioteca da UERJ ao utilizar a Literatura de Cordel como recurso lúdico e educativo nas atividades de extensão do projeto Leituras na Cordelteca da FFP. Foram analisadas oficinas e palestras realizadas entre 2022 e 2023 para alunos do ensino fundamental e médio. Baseando-se em autores como Abreu (1999), Haurélio (2016) e Marinho e Pinheiro (2012), além das contribuições de Freire (2001) e Hall (2006), o estudo destaca a valorização da cultura popular e seu impacto no aprendizado crítico e na formação da identidade cultural dos estudantes.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"