Estratégias de leitura e biblioteca escolar

práticas literárias para leitores em formação

Autores

  • Antonio Cezar Nascimento de Brito Universidade de Brasília (UnB); Centro Universitário Projeção (UniProjeção)
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL https://orcid.org/0000-0003-2227-2544
  • Patrícia Peixoto Arruda Faculdade Projeção (FAPRO)

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Estratégias de leitura, Formação de leitores, Leitura

Resumo

Este estudo explora a biblioteca escolar como espaço fundamental para a promoção da leitura literária e a formação de leitores. Utilizando contribuições teóricas de estudiosos sobre leitura literária e estratégias de leitura, a pesquisa desenvolveu um projeto com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, destacando a importância das estratégias de leitura para a compreensão e apreciação literária. As oficinas, realizadas em um ambiente acolhedor na biblioteca de uma escola pública, mostraram que essas estratégias são essenciais para tornar a leitura um ato prazeroso e significativo, promovendo o crescimento intelectual e pessoal dos alunos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária. 

Referências

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

GIROTTO, Cyntia Graziela G. S.; SOUZA, Renata Junqueira de. “Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem”. In: SOUZA, Renata Junqueira (org). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.

GOULEMOT, Jean Marie. “Da leitura como produção de sentidos”. In: CHARTIER, Roger. (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 107-116.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. 11 set. 2020.

Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010._____ . Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 3 ed, 2008.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.

PETIT, Michèle. Os Jovens e a Leitura. São Paulo: 34, 2013.

______. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013;

SANTOS, Ana Maria Menin; SOUZA, Renata Junqueira de. Andersen e as Estratégias de Leitura: Atividades Práticas no Cotidiano Escolar. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6 ed. reimp. Porto Alegre: Penso, 2012.

SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e ensinar: Estratégias de leitura.1 ed. Tubarão-SC: Copiart, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-17