Estratégias de leitura e biblioteca escolar
práticas literárias para leitores em formação
Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Estratégias de leitura, Formação de leitores, LeituraResumo
Este estudo explora a biblioteca escolar como espaço fundamental para a promoção da leitura literária e a formação de leitores. Utilizando contribuições teóricas de estudiosos sobre leitura literária e estratégias de leitura, a pesquisa desenvolveu um projeto com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, destacando a importância das estratégias de leitura para a compreensão e apreciação literária. As oficinas, realizadas em um ambiente acolhedor na biblioteca de uma escola pública, mostraram que essas estratégias são essenciais para tornar a leitura um ato prazeroso e significativo, promovendo o crescimento intelectual e pessoal dos alunos.
Referências
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
GIROTTO, Cyntia Graziela G. S.; SOUZA, Renata Junqueira de. “Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem”. In: SOUZA, Renata Junqueira (org). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.
GOULEMOT, Jean Marie. “Da leitura como produção de sentidos”. In: CHARTIER, Roger. (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 107-116.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. 11 set. 2020.
Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010._____ . Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 3 ed, 2008.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.
PETIT, Michèle. Os Jovens e a Leitura. São Paulo: 34, 2013.
______. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013;
SANTOS, Ana Maria Menin; SOUZA, Renata Junqueira de. Andersen e as Estratégias de Leitura: Atividades Práticas no Cotidiano Escolar. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6 ed. reimp. Porto Alegre: Penso, 2012.
SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e ensinar: Estratégias de leitura.1 ed. Tubarão-SC: Copiart, 2019.