Práticas de leitura e letramento informacional no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana - FLIFS

Autores

  • Mariclei dos Santos Horta IFBA
  • Luciana Candida da Silva UFG

Palavras-chave:

Leitura, Letramento informacional, Práticas de leitura, Formação do leitor, Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS)

Resumo

O presente tem como objetivo analisar o impacto das práticas de leitura promovidas pelo Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) a partir das experiências dos estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Feira de Santana, Bahia. Quanto à metodologia, a tipologia da pesquisa é a básica, a abordagem é qualitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico, adotado como instrumento de coleta de dados, e foram utilizadas a análise de conteúdo e técnicas estatísticas. A análise apontou práticas de leitura que ocorreram durante o FLIFS, como os estudantes se sentiram mais atraídos à leitura e à literatura.

Biografia do Autor

Luciana Candida da Silva, UFG

Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisas em Gestão, Politicas e Tecnologia de Informação (NGP/TI-UFG), Núcleo de Estudos em Web Semântica e Dados Abertos (NEWSDA-USP) e Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Membro do Grupo de Trabalho em Catalogação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB). Tem como áreas de atuação e interesse: Organização e Representação da Informação, Representação Descritiva da Informação, Aspectos Tecnológicos da Catalogação, Web Semântica, Linked Data e Dados Abertos de Pesquisa.

Referências

ABREU, M. Diferentes formas de ler. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: INTECOM, 2001. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 28 out. 2022.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e escrever. São Paulo: Pulo do gato, 2011.

FESTIVAL LITERÁRIO E CULTURAL DE FEIRA DE SANTANA (FLIFS). Edições anteriores. Feira de Santana, 2019. Disponível em: https://flifsoficial.uefs.br/#edicoes Acesso em: 6 maio 2024.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 32.ed. São Paulo: Cortez, 1996.

FONTELLES, M. J.; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G.S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Cercomp, Goiânia, 2008. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/365/o/METODOLOGIA_DA_PESQUISA_CIENT%C3%8DFICA__DIRETRIZES_PARA_A_ELABORA%C3%87%C3%83O_DE_UM_PROTOCOLO_DE_PESQUISA.pdf. Acesso em: 4 ago. 2024

FIOCRUZ. Metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro, [20--]. Disponível em: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/metodologia-pesquisa-cientifica/aula2.html. Acesso em: 04 ago. 2024.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2012b. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 6 maio 2024.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf .Acesso em: 4 ago. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.São Paulo: Atlas, 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidade: Brasil / Bahia / Feira de Santana: panorama: população. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/feira-de-santana/historico. Acesso em: 17 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA). Institucional. Salvador, [202-]. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/acessoainformacao/institucional. Acesso em: 17 set. 2023.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA (IPAC). Território de identidade: 19 Portal do Sertão. Salvador: IPAC, 2011. Disponível em: http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/territorio/portal-do-sertao/. Acesso em: 17 set. 2023.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico.7.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

PLANO Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PTDRSS do Portal do Sertão. Feira de Santana: [s.n.], 2017. Disponível em: https://www.seplan.ba.gov.br/wp-content/uploads/PTDS_do_Portal_do_Sertao.pdf Acesso em: 17 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-17