A biblioteca comunitária A Casa Amarela (BCA)

mudando a realidade local por meio da realização de um sonho coletivo

Autores

  • Lucia A. S. Lino Biblioteca A Casa Amarela
  • Nathan Rodrigues Magalhães Biblioteca A Casa Amarela
  • Pedro Gerolimich Biblioteca A Casa Amarela
  • Samara Ferreira Biblioteca A Casa Amarela
  • Bruna Figueira Abreu de Castro Biblioteca A Casa Amarela

Palavras-chave:

Biblioteca comunitária, Inclusão social, Democratização da leitura, Biblioteca A Casa Amarela

Resumo

Este artigo apresenta a criação da biblioteca comunitária A Casa Amarela (BCA) por um grupo de moradores em Anchieta, no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. A ausência de equipamentos culturais no bairro foi a maior motivação para a iniciativa. Mostraremos e avaliaremos as atividades desenvolvidas na BCA usando como referencial teórico conceitos de Paulo Freire – dialogismo, esperança e autonomia – e tendo como “pano de fundo” elementos da Biblioteconomia progressista. O presente estudo mostra a importância do empoderamento de um bairro por meio de leitura crítica, apoio psíquico e necessidades básicas, como a alimentação.

Biografia do Autor

Lucia A. S. Lino, Biblioteca A Casa Amarela

Trabalhou por 32 anos no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) na área de documentação. Atualmente está aposentada, e é bibliotecária voluntária na biblioteca comunitária A Casa Amarela no bairro de Anchieta, subúrbio do município do Rio de Janeiro. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989). Tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de biblioteca, coleções especiais, mediação de leitura e inclusão digital. Foi Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Rio de Janeiro (CRB-7) no período de 2016-2017. Na área de administração possui experiência em coordenação de planejamento estratégico institucional. Foi coordenadora de dois planejamentos estratégicos no Museus de Astronomia e Ciências Afins (MAST) nos períodos de 2006-2010 e 2011-2015.

Nathan Rodrigues Magalhães, Biblioteca A Casa Amarela

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, integrante dos grupos de pesquisa “Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação"; “ Comunidades de Práticas em Bibliotecas Públicas” e revisor das revistas P2p & Inovações e Logeion: Filosofia da Informação.

Pedro Gerolimich, Biblioteca A Casa Amarela

Graduado em Licenciatura em Geografia com ênfase em Meio Ambie pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Pós Graduado em Administração Pública - Fundação CEPERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Educação, comunicação e cultura em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Idealizador da Biblioteca A Casa Amarela.

Samara Ferreira, Biblioteca A Casa Amarela

Técnica em administração com ênfase em Empreendedorismo, estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente coordenadora e auxiliar de bibliotecária da Biblioteca A casa Amarela, além de Gestora de informações e Captadora de recursos da Incubadora de negócios de impactos socioambientais (INYAGA) no Parque tecnologico UFRJ.

Bruna Figueira Abreu de Castro, Biblioteca A Casa Amarela

Estudante de Biblioteconomia cursando na UFRJ. Estagiou na Biblioteca A Casa Amarela, atualmente participando de um projeto de extensão na UFRJ.

Referências

A CASA Amarela: A biblioteca comunitária que transforma a vida dos moradores de Anchieta. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.diariocarioca.com/cultura/a-casa-amarela-a-biblioteca-comunitaria-que-transforma-a-vida-dos-moradores-de-anchieta/ Acesso em: 1 ago. 2024.

COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA. Inclusão digital na medida. São Paulo: Fundação Telefônica, 2007. 117p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.

_____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.

_____. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013.

MACHADO, Elisa Campos; VERGUEIRO, W. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-11, ago. 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3845/5d7f9c773f98d92332bb3a65bc88602f48c6.pdf. Acesso em: 4 ago. 2024.

MARQUES, Carlos Alberto et al. Globalização e educação: o papel da inclusão à luz do pensamento de Paulo Freire. Educação e Linguagem, São Paulo, v.9, n.13, p. 140-153, jan./jun. 2006.

MORAES, Marielle Barros de. Biblioteconomia Progressista: elementos para repensar a formação. Folha de Rosto, v. 4, n. Especial, p. 5-14, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/350 Acesso em: 3 ago. 2024.

SILVA, Gilvanedja Ferreira Mendes da. Por uma biblioteconomia progressista: menos técnicos, mais agentes de transformação social. In: SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira et al (org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/article/view/213 Acesso em: 3 ago. 2024.

SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira et al (org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/article/view/213 Acesso em: 3 ago. 2024.

TANUS, Gabrielle Francinne Souza Carvalho. Institucionalização da Biblioteconomia Progressista e Crítica. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 432–457, jan/mar. 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109063. Acesso em: 3 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17