Análise do desempenho da revista científica Educação & Realidade no Facebook

Autores

  • Anne Krummenauer UFRGS
  • Nicole Tirello Acquolini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samile Andréa de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Periódicos científicos, Marketing, Redes sociais online, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O estudo objetiva conhecer os resultados alcançados pela revista Educação & Realidade no Facebook. De natureza qualiquantitativa, a pesquisa é definida como estudo de caso e do tipo documental. Coletaram-se os dados de data, categoria temática, tipologia de recursos e quantidade de menções em relação às postagens, assim como dados de localização geográfica e classificação dos perfis que interagiram com a revista. Conclui-se que a revista tem potencial para melhorar seu desempenho no Facebook ao manter um cronograma de postagens constante, além de ampliar a responsividade aos comentários dos seguidores.

Referências

ACQUOLINI, N. T. Práticas informacionais em perfil feminista no Instagram: entre letramentos e desinformação de gênero. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265636/001178068.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08 jul. 2024.

ALPERIN, J. P. Ask not what altmetrics can do for you, but what altmetrics can do for developing countries. Bulletin of the Association for Information Science and Technology, [s.l.], v.39, n.4, p.18-21, abr./maio 2013. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com /doi/epdf/10.1002/bult.2013.1720390407. Acesso em: 29 jun. 2024.

ARAÚJO, R. F. de. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 7-22, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/22063 /20360. Acesso em: 11 jun. 2023.

BENCHIMOL, J. L.; CERQUEIRA, R. C.; PAPI, C. Desafios aos editores da área de humanidades no periodismo científico e nas redes sociais: reflexões e experiências. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 2, p. 347-364, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ ep/article/view/86250/88904. Acesso em: 23 maio 2024.

BENCHIMOL, J. L. Redes sociais e periodismo científico: desafios aos editores. [Entrevista cedida a] Viviane Gonçalves de Campos. SciELO em Perspectiva. [S.l.], set. 2014. Disponível em: https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/redes-sociais-e-periodismo-cientifico-desafios-aos-editores/. Acesso em: 21 maio 2024

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Plataforma Sucupira. Qualis Periódicos. [S.l.], c2022. Versão do sistema: 3.79.2. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta /veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em 22 fev. 2024.

EDUCAÇÃO & REALIDADE. [Entrevista com uma aluna de graduação da UFRGS]. Porto Alegre, 1 abr. 2015. Facebook: https://www.facebook.com/educreal. Disponível em: https://fb.watch/sXcVk_yqq-/. Acesso em: 16 jun. 2024.

EDUCAÇÃO & REALIDADE. [Políticas públicas de educação]. Porto Alegre, 12 abr. 2016. Facebook: https://www.facebook.com/educreal. Disponível em: https://www.facebook.com/share/UdGPsepDqr6n375g/. Acesso em: 16 jun. 2024.

EDUCAÇÃO & REALIDADE. [Tempo de escola]. Porto Alegre, 3 out. 2016b. Facebook: https://www.facebook.com/educreal. Disponível em: https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Feducreal.ufrgs.br%2F&h=AT0siYLTlQ17_GOT-b_f9lTIwEo1HEd5B9PFS5c9coJfDGjfjTqGT3yAxymvGWWRDiDrTN-sbgO4XAtftKnnbXDwAts9a_JaygcI62kC36FjV_JUlmlZcQSt4Z7n0Dez3WTKWT_ky08arBN7-a4Q&s=1. Acesso em: 16 jun. 2024.

GULKA, J. A.; LUCAS, E. R. de O.; ARAÚJO, R. F. de. Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto. Cadernos BAD, Lisboa, n. 2, p. 31-43, jul./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res /v/82078. Acesso em: 17 jul. 2023.

MARICATO, J. de M.; LIMA, E. L. M. Impactos da altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e no Twitter. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 137-145, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article /view/30921/17418. Acesso em: 11 mai 2024.1

MORANDIN, Janaina Lais Pacheco Lara; VANZ, Samile Andrea de Souza. Análise do desempenho altmétrico da Revista Movimento nas Redes Sociais Facebook, Twitter e Instagram.Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, v. 15, e02119, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02119. Acesso em: 03 ago. 2024.

NASCIMENTO, A. G. do; ODDONE; N. E. Uso de altmetrics para avaliação de periódicos científicos brasileiros em ciência da informação. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 2, n. 1, p. 3-12, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/ view/1745/1260. Acesso em: 16 jul. 2024.

RECUERO, R. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 28, n. 68, p. 114-124, maio-agosto 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br /index.php/ versoereverso/article/view/ver.2014.28.68.06/4187. Acesso em: 24 maio 2024.

SANTA ANNA, J. O bibliotecário na editoração de periódicos científicos eletrônicos: possibilidades empreendedoras. Informatio, [s.l.], v. 24, n. 1, p. 25-41, 2019. Disponível em: https://informatio.fic.edu.uy/index.php/informatio/article/view/218/214. Acesso em: 24 maio 2024.

SCIELO. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanênciade periódicos na Coleção SciELO Brasil. São Paulo: SciELO, 2022. Disponível em: https: //www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

SILVEIRA, N. F. Evolução das Bibliotecas Universitárias: information commons. Revista ACB, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 69–76, 2014. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/923. Acesso em: 30 jul. 2024.

VANTI, N.; SANZ-CASADO, E. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. TransInformação, Campinas, n. 28, v. 3, p. 349-358, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6038/3763. Acesso em: 9 ago. 2023.

VANZ, Samile Andrea de Souza; SANTIN, Dirce Maria; PAVÃO, Caterina Marta Groposo. A bibliometria e as novas atribuições profissionais nas bibliotecas universitárias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 9, n. 1, p. 4–24, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i1p4-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/137741. Acesso em: 3 ago. 2024.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"