Análise crítica da aplicação das licenças Creative Commons nos repositórios institucionais de universidades federais brasileiras

Autores

  • Elaine Freitas UFPE
  • Majory Miranda UFPE

Palavras-chave:

Acesso à informação, Instituições públicas de ensino, Repositórios institucionais.

Resumo

Este estudo analisa a aplicação das Licenças Públicas Creative Commons nos repositórios de 26 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil, que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 002/2009, e que na atualidade possuem política de informação de repositório. A pesquisa, com abordagem qualitativa e levantamento documental, revela variação nas práticas: 9 instituições definem previamente o tipo de licença;8 deixam a escolha para o autor; 1 os Programas decidem a licença e em 8 não foi possível identificar a licença utilizada. Os resultados indicam que o uso das licenças é uma estratégia para equilibrar os direitos autorais, o compartilhamento de conhecimento e o acesso aberto.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"