Panorama das revistas da Ciência da Informação em fluxo contínuo no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Revistas Científicas, Fluxo contínuo

Resumo

O artigo investiga o uso do sistema de fluxo contínuo nas revistas de Ciência da Informação no Brasil. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória, descritiva, de caráter qualitativo. Buscamos identificar as revistas em acesso aberto indexadas no Directory of Open Access Journals (DOAJ) que adotam o sistema de Fluxo Contínuo. Em 28 de maio de 2024, o DOAJ continha 20.438 revistas listadas. Ao buscar pelo termo "Science Information" encontramos um total de 23 revistas. O resultado revela que das 23 revistas, 17 adotam o modelo de Fluxo Contínuo e 6 revistas não seguem esse modelo. O resultado da pesquisa revela uma tendência de crescimento na adoção do modelo de Fluxo Contínuo no Brasil.

Biografia do Autor

Viviane Santos de Oliveira Veiga, Fiocruz

Doutora em Ciências - área de concentração: Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde/Fiocruz , com período sanduíche em Universidade de Coimbra (2017). Mestre em Ciências - área de concentração: Gestão da Informação e Comunicação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz (2005). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Pesquisadora no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, Editora Associada da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (RECIIS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/Fiocruz). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, desde 2016. Atua como professora e coordenadora de módulo no Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/ICICT/Fiocruz) desde 2014. Coordena disciplina eletiva no curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (ENSP/Fiocruz). Coordena a Rede de Bibliotecas Fiocruz, a Rede GO FAIR Brasil Saúde e a Rede VODAN BR e o pilar GO TRAIN Brasil. Coordena e participa de grupos de pesquisa em Informação Científica e Tecnológica. 

Carlos Henrique Marcondes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid, 2011. Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense e pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Investigador Colaborador da Universidade Complutense de Madrid. Foi "chair" do I Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil, UFF, 2008, https://www.youtube.com/watch?si=4-69SpJ29q_KmCw-v=8rxGCdVpt0Yfeature=youtu.be, que hoje é a série de eventos ONTOBRAS. Foi professor visitante da ECI/UFMG de 2019 a 2021. Atualmente é professor credenciado no PPGCI/UFF e no PPG-GOC/ECI/UFMG. Trabalhou em consultorias para o IBICT (Projeto BDTD, 2001), BIREME/OPAS (SCIELO OAI, 2002), CNPq (Programa Prossiga, 2001), IPHAN (Cadastro Nacional de Museus, 2008). É instrutor certificado do Comitê para Documentação Museológica do ICOM. Foi consultor da Rede Web de Museus do Estado do Rio de Janeiro, http://www.museusdoestado.rj.gov.br/rede-web-de-museus/. Foi membro do CTC do IBICT, 2003-2005, É membro do grupo Wikipedia Wiki Educação Brasil, http://www.wikibrasil.org/ e membro do grupo GO FAIR BRASIL SAÚDE, https://portal.fiocruz.br/go-fair-brasil-saude e colaborador do Projeto VODAN-Br, grupo de trabalho sobre proveniência de metadados de pesquisa, https://portal.fiocruz.br/en/vodan-brazil. É autor do livro Datos abiertos enlazados de archivos, bibliotecas y museos en la Web. Barcelona: Editorial UOC, 2018. (EPI scholar). ISBN 978-84-9180-307-2, ver: https://www.e-buc.com/fitxa.php?isbn=978-84-9180-307-2. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e representação do Conhecimento em ambientes digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos teóricos da CI e OC, publicações semânticas, ontologias, tecnologias semânticas e de dados abertos interligados, bibliotecas e museus digitais e interoperabilidade.

Referências

CAMPOS, F. P. F. Continuous publication: changing the publishing model. Autopsy Case Reports, v.8, n.1, e2018017, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323821485_Continuous_Publication_ Changing_the_publishing_model. Acesso em: 13 abr. 2024.

GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2017

MIRANDA, Angélica C. D.;DAMASIO, Edilson; FIRME, Simone Machado (Org.).Ciência Aberta: visão e contribuição a partir dos periódicos científicos. Rio Grande do Sul: Ed. FURG, 2020.

SciELO. Guia para publicação contínua de artigos em periódicos indexados no SciELO. 2018. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf. Acesso em: 13 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"