A análise SWOT como ferramenta de marketing em bibliotecas especializadas
um estudo de caso da biblioteca do Ibict
Palavras-chave:
Matriz SWOT, Planejamento, Unidade de informação, Biblioteca IBICT, MarketingResumo
O trabalho apresenta uma análise de caso realizada na Biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), utilizando a matriz SWOT. A mesma passa a ser utilizada para diagnóstico que identifica as fraquezas e oportunidades identificadas durante a análise de uma instituição, por exemplo. Com base nos resultados obtidos, foi elaborado um planejamento de ação imediato para resolver as problemáticas encontradas no ambiente institucional. Além disso, destacamos a importância da análise e do planejamento em ambientes informacionais, bem como a interação entre esses processos. O trabalho também destacou o papel do profissional bibliotecário em tal tais instituições e seu posicionamento em questões administrativas, enfatizando a relevância de planejar, organizar e estruturar as unidades informacionais e suas equipes conforme as necessidades dos usuários.
Referências
AMARAL, Sueli. Marketing: abordagem em unidades de informação. Brasília: Thesaurus, 1998. 244p.
AMARAL, Sueli. Promoção: o marketing visível da informação. Brasília: Brasília jurídica, 2001. 168p.
BAPTISTA, S. G. Técnicas de marketing para gestores de unidades de informação. Marketing na ciência da informação. Brasília, DF: Editora UnB, 2007. p. 81–95.
CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. A biblioteca especializada e o seu papel na comunicação científica para o público leigo. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 10, n. 1, p. 185–203, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2511. Acesso em: 13 set. 2024.
CARVALHO, A.B. Metodologia de planejamento estratégico aplicável a órgãos de apoio interno a uma empresa. Trabalho final do Curso de Especialização em Gestão Empresarial. Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2002.
CRUZ, Cleide Ane Barbosa da; SILVA, Lângesson Lopes da. MARKETING DIGITAL: marketing para o novo milênio. Revista Científica do Itpac, Araguaína, v. 2, n. 7, p. 1-7, abr. 2014. Disponível em: https://s3.us-east-1.amazonaws.com/assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/72/1.pdf .Acesso em: 10 jun. 2024.
FERNANDES, D. R. Uma Visão Sobre a Análise da Matriz SWOT como Ferramenta para Elaboração da Estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/720 . Acesso em: 21 fev. 2024.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.
HOLANDA, Cínthia; NASCIMENTO, Amanda. BIBLIOTECÁRIO: gestor das Unidades de Informação. Porto Alegre: Ufrgs, 2010. 15 p.
GODOY, Arilda Schmidt. PESQUISA QUALITATIVA: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 Jun. 2024.
LITTON, G. Arte e ciência da biblioteconomia. São Paulo: McGraw-hill do Brasil, 1975. 20.
KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo. Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público.Rio de Janeiro, 1992, p. 25.
OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SPUDEIT, Daniela F. A. O.; FÜHR, Fabiane. Planejamento em unidades de informação: qualidade em operações de serviços na Biblioteca do SENAC Florianópolis. Biblio Universitária, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p.41-49, jan. 2011. Semestral. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3062/1866. Acesso em: 20 Dez. 2023.
TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Recomendações de usabilidade e de acessibilidade em projetos de ambientes informacionais digitais para idosos. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, v. 5, n. 1, p.1-23,2012. Disponível: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/283/283. Acesso em: 19 fev. 2024.
VITAL, Luciane Paula; FLORIANI, Vivian Mengarda. METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE SERVIÇOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 6, n. 2, p.24-44, jan. 2009.