Práticas de competência em informação em bibliotecas de Colégios de Aplicação

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Competência em Informação, Mediação da Leitura

Resumo

Este trabalho visa apresentar ações voltadas para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas dos colégios de aplicação de universidades federais brasileiras, identificadas numa pesquisa de mestrado profissional em Gestão da Informação. A metodologia qualitativa norteou a pesquisa mediante técnicas de exame documental e entrevistas semiestruturadas. Participaram sete bibliotecários de quatro colégios de aplicação das regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do país. Os resultados revelaram a importância de relacionar desenvolvimento da competência em informação com a leitura do contexto escolar. Evidenciou-se a importância da colaboração entre bibliotecários e professores.

Biografia do Autor

Juliane Fonseca Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Gestão de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGInfo/FAED/UDESC (2023). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015) e Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2014). Atua como Bibliotecária na Universidade Federal de Santa Catarina, exercendo suas atividades no Serviço de Coleções Especiais desde julho de 2024. Atuou como bibliotecária no Serviço de Acessibilidade Informacional (jan/2023 a jul/2024), Bibliotecária na Biblioteca Setorial do Colégio Aplicação - BSCA/BU/UFSC (jan/2020-jan/2023). Atuou junto a Comissão organizadora do XXIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU/ Florianópolis - 2023), onde organizou o evento complementar I Encontro Nacional de Bibliotecas de Colégios de Aplicação. Foi membra do Grupo de Especializado em Relações Étnico-Raciais na Biblioteconomia da Associação Catarinense de Bibliotecários GEREB/ACB/SC (2021-2023). Foi bibliotecária na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, no Campus Dom Pedrito (2016-2020), onde participou do Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas (NEABI - Antônio Sapateiro), foi coordenadora do Projeto de Extensão Biblioteca Viva, e membra da equipe de execução do Evento de Extensão "1º Encontro Internacional dos Povos do Campo (2019). No período de 2015 à 2016 atuou como professora substituta do Curso de Biblioteconomia, no Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, quando também foi Professora Coordenadora do Projeto Biblioteca da Escola: Ativar!.

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós-Doutorado realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Universidade de Aveiro/PT (2021). É professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC). Exerceu a função de coordenadora de Estágio de Centro entre os anos de 2013 à 2017 e a função de Diretora de Extensão (CEAD/UDESC) entre 2019 e 2020; atou como Coordenadora de área do PIBID ? Pedagogia a distância entre os anos de 2015 e 2020. Atualmente desempenha a função de Diretora de Ensino de Graduação do CEAD/UDESC e compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UDESC e atua na linha de pesquisa de Informação Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação da UDESC. Tem como foco de trabalho e estudo as seguintes áreas: educação; história da educação; formação docente; práticas escolares; informação e práticas educativas; memória e informação; história e memória.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"