Hemeroteca Digital Brasileira e Sistema de Informação do Arquivo Nacional como fontes de informação para pesquisa científica

em busca da memória da Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga

Autores

Palavras-chave:

Hemeroteca Nacional Brasileira, Sistema de Informações do Arquivo Nacional, Preservação digital, Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga

Resumo

Descreve a utilização da Hemeroteca Digital Brasileira e do Sistema de Informação do Arquivo Nacional como fontes de informações para a pesquisa científica, especificamente, a busca pela memória da Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica e documental, de abordagem quantitativa, sistematizada a partir de tabelas. Possibilitou localizar documentos que fornecem informações valiosas sobre funcionários, doações de acervos, móveis e eventos, essenciais para a reconstrução da história da instituição. Ademais, foi possível perceber a riqueza de informações disponíveis nas plataformas e sua importância para a análise de ações, gestão e sociabilidade ligadas às bibliotecas.

Biografia do Autor

Julia Maria Moraes Barata, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2023). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2023). Bolsista do projeto Labor+Ação. Integrante do grupo de pesquisa em Estudos em Organização e Gestão Estratégica de Bibliotecas, da Informação e do Conhecimento (GEORGEA).

Jaqueline Santos Barradas, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia (DEPB) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).  Doutora em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ, 2015). Mestre em Administração (IBMEC-RJ, 2008). Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO, 1988). Líder do grupo de pesquisa Estudos em Organização e Gestão Estratégica de Bibliotecas, da Informação e do Conhecimento (GEORGEA). Tutora do PET- Biblioteconomia da UNIRIO.

Referências

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Arquivo Nacional. Gov.br, Rio de Janeiro, 2 abr. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/apresentacao-2. Acesso em: 12 jul. 2024.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Bem-vindos ao SIAN. SIAN, Rio de Janeiro, [202-?]. Disponível em: https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/pagina_inicial.asp. Acesso em: 12 jul. 2024.

CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Histórico. BNDigital, [Rio de Janeiro], c2024. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/sobre-a-bndigital/historico/. Acesso em: 13 jun. 2024.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Política de Preservação Digital. Rio de Janeiro: FBN, 2020. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/politica_de_preservacao_digital_FBN_web.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, V. P. BNDigital: 10 anos: retrospectiva e perspectivas para os próximos 10 anos. In: SEMINÁRIO SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM MUSEUS, 4., 2016, São Paulo. [Relato]. São Paulo: SESC, 2016. Disponível em: http://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/bases/biblioteca/322707.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024.

SANTOS, P. S. de A.; MIRANDA, Z. D. de. Digitalização de documentos: soluções de qualidade para acervos arquivísticos. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 02, n. 03, p. 26-42, set./dez., 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/135239. Acesso em: 13 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"