Framework com referenciais teórico-práticos para a estruturação e a oferta de atividades direcionadas à avaliação de conteúdos midiáticos com base na Competência em Informação e Midiática e nos Estudos Culturais

Autores

Palavras-chave:

Framework, Avaliação crítica de conteúdos midiáticos, Competência em Informação e Midiática, Estudos Culturais

Resumo

Apresenta um framework com referenciais teórico-práticos direcionado ao planejamento, ao desenvolvimento e à oferta de ações de avaliação de conteúdos midiáticos. Sua estruturação, a partir de pesquisa bibliográfica, baseou-se nas etapas: discussão sobre a importância dos Estudos Culturais no que tange à construção de representação e de significados utilizados pelos aparatos midiáticos no âmbito do desenvolvimento da Competência em Informação e Midiática; e aplicação do interrogatório de Santos (2023) em uma notícia específica para demonstrar, ao profissional da informação, como se efetiva uma análise crítica questionadora de conteúdo midiático. O framework proposto apresenta uma estrutura baseada nas esferas institucional, didático-pedagógicas e interpessoal necessárias para o profissional da informação planejar e oferecer atividades críticas de avaliação de variados conteúdos midiáticos para que os sujeitos possam exercer seu protagonismo.

Biografia do Autor

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI -UNESP-Marília e Bacharel (2008) em Biblioteconomia pela UNESP-Marília. Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado. Foi bolsista CAPES no Doutorado. Atua como Docente Colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como Docente Substituta da UNESP-Marília. Está como Coordenadora do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT - CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Competência em Informação, Competência Midiática, modelos e referenciais (framework) para institucionalização da Competência em Informação e Midiática, conhecimentos, habilidades e atitudes nos âmbitos informacional, educacional, midiático, organizacional, cultural e social, Informação, Cultura e Sociedade, Mediação da Informação, Disseminação da Informação, Atuação e Formação do Profissional da Informação, Avaliação e Uso crítico de fontes de informação tradicionais, digitais e midiáticas e Gestão da Informação e do Conhecimento. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema "Competência em Informação". Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3912018199767595

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Desafios para a compreensão do fenômeno e para o combate aos efeitos nocivos da desinformação. Justiça & Cidadania, Rio de Janeiro, v. 266, p. 50-52, 2022. Disponível em:https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/169275/desafios_compreensao_fenomeno_araujo.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for informationliteracy for highereducation. Chicago: American Library Association, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 18 maio 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.

GRIZZLE, Alton; WILSON, Carolyn; TUAZON, Ramon; CHEUNG, C.K.; LAU, Jesús; FISCHER, Rachel; GORDON, Dorothy; AKYEMPONG, Kwame; SINGH, Jagtar; CARR, Paul R.; STEWART, Kristine; TAYIE, Samy; SURAJ, Olunifesi; JAAKKOLA, Maarit; THÉSÉE, Gina; GULSTON, Curmira. Ciudadanía alfabetizada enmedios e información: pensar críticamente, hacerclic sabiamente. França: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385119. Acesso em: 10 jun. 2024.

GRIZZLE, Alton; MOORE, Penny; DEZUANNI, Michael; ASTHANA, Sanjay; WILSON; Carolyn; BANDA, Fackson; ONUMAH, Chido. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421. Acesso em: 10 jun. 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio Apicuri, 2016.

HALL, Stuart. The workofrepresentation. In: HALL, Stuart (org.). Representation: cultural representationsandsignifyingpractices. London; Thousand Oaks; New Delhi: SagePublications, 1997. p. 13-74.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Diretrizes sobre Desenvolvimento de Habilidades em Informação (DHI) para a Aprendizagem Permanente. Veracruz: IFLA, 2007. Disponível em:

https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

ITUASSU, Arthur. Apresentação: Hall, comunicação e a política do real. In: HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Apicuri, 2016. p. 09-15.

SANTOS, Camila Araújo dos. Combate à desinformação e o protagonismo social do sujeito: inter-relação entre os estudos culturais de Stuart Hall e a Competência em Informação e em Mídia. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 28, Dossiê Especial, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92988/53039. Acesso em: 15 jul. 2024.

SANTOS, Camila Araújo dos. O uso do framework para a implantação e o desenvolvimento da competência em informação (CoInfo) em bibliotecas.Revista Bibliomar, Maranhão, v. 19, n. 2, jul./dez.2020. Disponível em:https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/15400. Acesso em: 18 jul. 2024.

SANTOS, Camila Araújo dos. Competência em Informação na formação básica dosestudantes da educação profissional e tecnológica. 2017. 287 f. Tese (Doutoradoem Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponívelem:https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_do.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.

WILSON, Carolyn; GRIZZLE, Alton; TUAZON, Ramon; AKYEMPONG, Kwame; CHEUNG, Chi-Kim. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418. Acesso em: 14 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17