Framework com referenciais teórico-práticos para a estruturação e a oferta de atividades direcionadas à avaliação de conteúdos midiáticos com base na Competência em Informação e Midiática e nos Estudos Culturais
Palavras-chave:
Framework, Avaliação crítica de conteúdos midiáticos, Competência em Informação e Midiática, Estudos CulturaisResumo
Apresenta um framework com referenciais teórico-práticos direcionado ao planejamento, ao desenvolvimento e à oferta de ações de avaliação de conteúdos midiáticos. Sua estruturação, a partir de pesquisa bibliográfica, baseou-se nas etapas: discussão sobre a importância dos Estudos Culturais no que tange à construção de representação e de significados utilizados pelos aparatos midiáticos no âmbito do desenvolvimento da Competência em Informação e Midiática; e aplicação do interrogatório de Santos (2023) em uma notícia específica para demonstrar, ao profissional da informação, como se efetiva uma análise crítica questionadora de conteúdo midiático. O framework proposto apresenta uma estrutura baseada nas esferas institucional, didático-pedagógicas e interpessoal necessárias para o profissional da informação planejar e oferecer atividades críticas de avaliação de variados conteúdos midiáticos para que os sujeitos possam exercer seu protagonismo.
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