Projeto de extensão universitária em educação patrimonial em bibliotecas

marcos históricos e lições aprendidas

Autores

  • Stefanie Cavalcanti Freire Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Jaqueline Barradas UNIRIO
  • Roberta de Roode Torres Pesquisador autonomo
  • Rocío Eliana Silva Vásquez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Projeto de extensão universitária, Educação patrimonial., Bibliotecas, Rio de Janeiro

Resumo

Resgata os marcos históricos de um projeto de extensão universitária em educação patrimonial em bibliotecas, destaca os impactos e lições aprendidas no decorrer dos seus setes anos. O referencial teórico é constituído a partir das noções de educação patrimonial. No que se refere às fontes de coleta de dados, apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental, a partir de dados oriundos do próprio projeto. Os resultados mostram que o projeto atendeu 20 bibliotecas cariocas de diversas tipologias. Conclui-se que o contato com evidências do passado tem efeito cumulativo nos indivíduos, desmistificando o uso das bibliotecas e rompendo paradigmas da "cultura do privilégio".

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Publicado

2024-12-17