Análises de narrativas da prática bibliotecária escolar

contribuições para uma gradual transformação das realidades locais

Autores

  • Eduardo Valadares da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diogo Roberto da Silva Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina | UDESC · Centro de Ciências Humanas e da Educação

Palavras-chave:

Currículo, Biblioteconomia escolar, Bibliotecária escolar, Prática, Belo Horizonte

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e analisar narrativas de bibliotecários escolares sobre suas perspectivas acerca da concepção de currículo e como suas formações (inicial e continuada) e trajetórias profissionais, contribuem para suas atuações enquanto educadores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, executada em duas unidades de ensino básico de Belo Horizonte (Minas Gerais) onde se recolheu por meio de entrevista as narrativas de duas bibliotecárias. Como resultado, observa-se que é de suma importância a formação em Biblioteconomia além de outras apropriações de conhecimento para que se estimule a reflexão de uma possível transformação da prática bibliotecária frente aos currículos.

Biografia do Autor

Diogo Roberto da Silva Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina | UDESC · Centro de Ciências Humanas e da Educação

Mestre em Gestão da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecário pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"