Relato de experiência

o uso das redes sociais como ferramenta de conexão entre a comunidade acadêmica e os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP

Autores

  • Marilia Gabriela Pereira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Raiane da Silva Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Serviço de referência virtual, Plataformas digitais, Biblioteca universitária, Mídias sociais, Usuários

Resumo

As ferramentas digitais revolucionaram a forma com que as pessoas compartilham e recebem informações. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi descrever e avaliar a experiência da Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira no uso de redes sociais. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica e relatos das autoras. A utilização desses recursos pela biblioteca mostrou-se eficaz, tanto na divulgação de seus produtos e serviços quanto na interação com os usuários, o que tem corroborado para o cumprimento de seu papel social de suporte à pesquisa, ensino e extensão.

Referências

ALMEIDA FILHO, C.; SHINTAKU, M. A efetividade da oferta de serviço de referência via WhatsApp em uma biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 22., 2023, Florianópolis. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2023. 11p. Disponível em: https://portal.febab.org.br/snbu2023/article/view/2759/2821. Acesso em: 29 jul. 2024.

COELHO, F. M. T. S.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O Youtube como instrumento de estímulo ao processo de aprendizagem nas universidades. Intersaberes, Curitiba, v. 14, n. 31, p. 20-36, mar. 2019. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/351/O%20Programa%20de%20Perman%C3%AAncia%20do%20Centro%20Universit%C3%A1rio%20UNINTER.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 mar. 2024.

CUSTÓDIO, C. Q.; NOCERA, T. P. A presença da Biblioteca Antonio Candido/IEL/UNICAMP nas redes sociais: aproximando produtos e serviços ao público e potencializando ações. Saberes Universitários, Campinas, v. 3, e024004, 2024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/18654/13206. Acesso em: 30 jul. 2024.

DOURADO, B. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 30 jul. 2024.

GIL, C. B. O. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 248 p.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Mariana, v. 2, n. 3, p. 86-107, 18 dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/20/18. Acesso em: 29 jul. 2024.

MAGALHÃES, A. S.; PINHEIRO, A. C. L.; SILVA, A. P. L.; ALVES, K. L. F.; SANDES, L. C. M. Gerenciamento de redes sociais na sociedade da informação: uma reflexão sobre o uso do aplicativo Instagram como um instrumento de marketing pelo sistema integrado de bibliotecas da UNIVASF. Informação & Universidade, São Paulo, v. 3, p. 1-11, 2022. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/37/41. Acesso em: 27 jul. 2024.

MARTINS, B. I.; ALBUQUERQUE, L. C. E.; NEVES, M. Instagram Insights: ferramenta de análise de resultados como nova estratégia de marketing digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 20., 2018, Juazeiro. Anais [...] São Paulo: INTERCOM, 2018. p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-1138-1.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/apraxis/v17n48/2178-2679-apraxis-17-48-60.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

NUNES; CARVALHO. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/LCcVhWXmMt6ydMmG6Gmmmzw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2024.

PAIVA, L. S; LIMA, A. P. F. A influência das redes sociais no comportamento do consumidor: uma revisão da literatura. Journal of Technology & Information, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://zenodo.org/records/10119496. Acesso em: 30 jul. 2024.

PEREIRA, M. A. M.; COSTA, E. J.; LIRA, E. G.; ALMEIDA, G. S.; BATISTA, M. C. Geração digital na educação: desafios e adaptações. Amor Mundi, Santo Ângelo, v. 5, n. 2, p. 289-296, 2024. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/426/359. Acesso em: 30 jul. 2024.

PONTES, E. M.; SANTOS, M. K. O uso das redes socais no âmbito das bibliotecas universitárias federais brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2011. 13p. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/6205/1/370-2620-1-PB.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

ROSSI, T.; CÂNDIDO, A. C.; PAZMINO, A. V.; VIANNA, W. B. Serviços inovadores em biblioteca universitária. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 2, p. 403-429, jun. 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38480/pdf_1. Acesso em: 30 jul. 2024.

SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Bibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no facebook. RDBCI: Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação, Curitiba, v. 15, n. 2, p. 442-468, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210/pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

SANTOS NETO, J. A.; BARROS, D. B. S. Mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central UFPA: um estudo de caso do perfil @bcufpa. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 01-22, 1 jan. 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1826/1383. Acesso em: 29 jul. 2024.

SANTOS, R. S.; BARBOSA, J. J.; SOUZA, S. M. C. Três anos de redes sociais na biblioteca da Unesp de Ilha Solteira: avaliação na percepção dos usuários. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2014. p. 3834-3848. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/items/show/6818. Acesso em: 29 jul. 2024.

SILVA. Marketing digital como ferramenta estratégica e as oportunidades nas redes sociais. Revista de Economia, Empresas e Emprendedores, Funchal, v. 2, n. 1, p. 25-62, 21 mar. 2016. Disponível em: https://revistas.ponteditora.org/index.php/e3/article/view/20. Acesso em: 27 jul. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS. Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação. Estrutura da biblioteca. Ilha Solteira: Unesp, 2023a. Disponível em: https://www.feis.unesp.br/#!/biblioteca/historico/estrutura/. Acesso em: 29 jul. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS. Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação. Histórico. Ilha Solteira: Unesp, 2023b. Disponível em: https://www.feis.unesp.br/#!/biblioteca/historico/historico/. Acesso em: 29 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"