A gestão do acervo de bibliotecas de instituiç˜ões públicas do Rio Grande do Norte no contexto pandêmico e pós pandêmico em tempos de trabalho remoto

Autores

Palavras-chave:

gestão de coleções, formação e desenvolvimento de acervo, bibliotecas públicas – Rio Grande do Norte, pandemia

Resumo

No contexto social, político e econômico e, sobretudo, após eventos extremos tais como a pandemia ocorrida nos últimos anos e a realidade de ajuste da pós-pandemia que se instalou, as instituições no geral e as bibliotecas em específico, tem reconfigurado novas estratégias tais como o trabalho remoto e uso mais ampliado de ferramentas digitais em seus processos. Se faz mister compreender no contexto atual, como estas organizações cumprem sua missão primeira que é o atendimento às necessidades de informação por parte dos sujeitos, que por sua vez, perpassa a atividade de gestão de coleções. Este artigo tem por objetivo analisar a gestão do acervo e os serviços ofertados pelas bibliotecas de instituições públicas municipais, universitárias estadual e federal, tribunais e de outros órgãos públicos no Estado do Rio Grande do Norte no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Foram enviados 58 questionários para os e-mails das instituições obtendo-se uma taxa de retorno de 40 respondentes.  Por meio de um estudo exploratório e descritivo, de natureza quanti-qualitativa, com o uso de questionário on-line, foi possível evidenciar, no universo de 40 bibliotecas participantes, a seguinte realidade: 45% estavam atuaram de maneira remota; 43% possuíam assinatura de plataformas digitais; e 70,4% estavam oferecendo seus serviços por teletrabalho. No contexto pós-pandêmico, foi verificado que houve mudança de cultura organizacional, incorporação acentuada de ferramentas tecnológicas e busca por adaptação a restrições orçamentárias cada vez maiores. Por outro lado, registra-se em ambos os períodos limitações por parte dos usuários relativamente a letramento digital e dificuldade de acesso à tecnologia. Por fim, considera-se relevante, acompanhar como se desenvolve a oferta de serviços e produtos pelas bibliotecas uma vez que essas instituições cumprem um papel fundamental para o avanço da ciência e tecnologia na sociedade atual.  

Biografia do Autor

Monica Gallotti, UFRN

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto.Mestre em Ciência da Informação/Biblioteconomia pela UFPB, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade. Professora Associada e Chefe do Departamento de Ciência da Informação da UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN. 

Marcus Assunção, IFRN

Doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, MBA em Logística Empresarial, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor de Ensino Básico Técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Luciana de Albuquerque Moreira , UFRN

Possui Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal (2013). Possui Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. É professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, bibliotecário - mercado de trabalho, egressos, mediação da informação, competência em informação e comportamento e práticas informacionais. É líder do Grupo de Pesquisa "Informação na Sociedade Contemporânea" da UFRN.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"