Representatividade negra na infância

atuação do projeto “Cadê minha Boneca Preta?” para crianças itaparicanas

Autores

  • Ingrid Paixão de Jesus Fundação Pedro Calmon
  • Soraia Cristina Santos Alves Fundação Pedro Calmon
  • Tamires Neves Conceição Fundação Pedro Calmon

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Identidade - pessoa negra, Representatividade - infância

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como o Projeto Cadê Minha Boneca Preta? vem contribuindo com a constituição identitária da criança negra da Ilha de Itaparica, em prol do desenvolvimento de ações e atividades culturais relacionadas com a representatividade da pessoa preta. Quanto à metodologia adotada, define-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva. Conclui-se que a biblioteca pública pode contribuir com a formação crítica dos sujeitos, proporcionando que estes alcancem uma tomada de consciência que influenciará tanto em sua vida como na vida do outro por meio de iniciativas e ações tais como o Projeto Cadê Minha Boneca Preta?.

Biografia do Autor

Ingrid Paixão de Jesus, Fundação Pedro Calmon

Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA). Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (FPC/GESB).

Soraia Cristina Santos Alves, Fundação Pedro Calmon

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA). Pós-graduada em Gestão Pública pela Padma. Diretora da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Unidade Itaparica).

Tamires Neves Conceição , Fundação Pedro Calmon

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA).  Diretora de Bibliotecas Públicas (FPC/DIBIP).

Referências

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Publicado

2024-12-17