Repositórios digitais em instituições públicas de ensino

estudo de caso do CEFET/RJ

Autores

  • Ivanilma Gama Departamento de Ciência da Informação/Universidade Federal Fluminense
  • Samantha Andrade da Rosa Centro Federal de Educação Tecnol´. Celso S. da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Cristina Rodrigues Alves Centro Federal de Educação Tecnol. Celso S. da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Luciana de Souza Castro
  • Maria Luiza Silva de Sousa Freitas

Palavras-chave:

Instituições públicas de ensino, CEFET/RJ, Relato de experiência, Repositórios

Resumo

Este artigo relata os esforços do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) na implantação de um repositório. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, baseada em revisão bibliográfica e documental. O texto apresenta o papel dos repositórios na comunicação científica, analisa os resultados e desafios enfrentados pela equipe durante a implantação, e conclui que o processo de implantação do repositório ainda está em andamento, necessitando do apoio de setores estratégicos. Destaca também a importância do repositório para a visibilidade das pesquisas do CEFET/RJ.

Biografia do Autor

Samantha Andrade da Rosa, Centro Federal de Educação Tecnol´. Celso S. da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/Eco-UFRJMestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2014), Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ campus Mesquita) Especialista em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É bibliotecário-documentalista do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), desde 2009. Membro da Comissão de Heteroidentificação - CHET (Portaria Cefet/RJ n 1.343/2023); Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), UnED Nova Iguaçu e Membro da Comissão de Assuntos Sistêmicos das Bibliotecas do Cefet/RJ. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia/Documentação e Ciência da Informação, atuando principalmente em Organização e Gestão de Bibliotecas, Gestão de processos e Divulgação Científica.

Cristina Rodrigues Alves, Centro Federal de Educação Tecnol. Celso S. da Fonseca (CEFET/RJ)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é bibliotecária do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Luciana de Souza Castro

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2017). Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes (1998). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1994). Atualmente atua como bibliotecária do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: eventos de extensão e extensão universitária.

Maria Luiza Silva de Sousa Freitas

Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO (2016). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Trabalha como bibliotecária no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Campus Itaguaí. Interessada em desenvolver pesquisas sobre: acesso à informação, divulgação científica, organização do conhecimento e linguagem, competência informacional.

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"