Parcerias do Projeto Carro-Biblioteca da UFOP com as escolas públicas de Ouro Preto

uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura

Autores

  • Elton Ferreira de Mattos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sônia Marcelino Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Leitura - Mediação., Incentivo à leitura., Carros-Biblioteca.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar o potencial do Projeto Carro-Biblioteca da UFOP nas práticas de mediação de leitura em parceria com as escolas públicas do município de Ouro Preto.  O referencial teórico foi fundamentado, prioritariamente, em estudos sobre a mediação de leitura. A metodologia caracterizou-se pela pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo relato de experiência. Como resultados, apresentou-se os relatos das parcerias do projeto com três escolas. As atividades literárias realizadas especificamente na Escola Estadual de Ouro Preto foram explicitadas com a apresentação dos resultados positivos alcançados por meio da mediação de leitura.

Biografia do Autor

Sônia Marcelino, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS (2018) Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação(2006) pela Universidade de Formiga - UNIFOR (2006), graduada em Biblioteconomia com ênfase em Gestão da Informação pela UNIFOR (2002) e formada em Pedagogia e Magistério (2º grau). Atualmente é servidora pública federal na função de Coordenadora Executiva de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Também, responsável pela Biblioteca da Escola de Nutrição desta mesma instituição. Atua na Comissão de Verificação Cota para Negros nos procedimentos de heteroidenficação étnico-racial. Tem experiência em bibliotecas universitárias, escolares, realizando trabalhos de gestão de pessoas, processamento técnico de materiais informacionais, disseminação seletiva da informação, incentivo à leitura, rotinas administrativas, grupos de trabalhos internos, etc. 

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Publicado

2024-12-17