Estágios Virtuais em Biblioteconomia

relato de experiência de processos de ensino e aprendizagem com inovação tecnológica e qualidade

Autores

  • Raffaela Afonso Uniasselvi
  • Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos Uniasselvi/Coordenadora dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Muselogia
  • Cloer de Lourdes da Silva Uniasselvi

Palavras-chave:

Biblioteconomia EAD, Estágio virtual, Ensino de Biblioteconomia EAD

Resumo

Relato de experiência de processos de ensino e aprendizagem com inovação tecnológica e qualidade nas disciplinas de estágio obrigatório I – Foco na gestão da informação e estágio II – foco nas tecnologias do curso de bacharelado de Biblioteconomia EAD da Uniasselvi. Descreve as funcionalidades desenvolvidas no laboratório virtual de práticas, bem como as habilidades e competências desenvolvidas quando o estudante faz a opção por esse tipo de estágio na instituição.  Conclui que esta modalidade de estágio vem sendo uma opção acessível e adequada ao perfil do estudante EAD, mantendo a qualidade de ensino, e aprovada com nota máxima pelo MEC.

Biografia do Autor

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, Uniasselvi/Coordenadora dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Muselogia

Possui graduação em Biblioteconomia Hab. Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI (2021), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Atualmente é coordenadora dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Muselogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Ciência da Informação, e educação a distancia.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 492, de 03 de abril 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação e dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 3 de abril de 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CES 19, DE 13 DE MARÇO DE 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Biblioteconomia. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 34.

BRASIL. lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2008.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Gioconda: novo ambiente acadêmico está disponível para estudantes de EAD. 2017. Disponível: em: https://portal.uniasselvi.com.br/noticias/tecnologia/gioconda-novo-ambiente-academico-esta-disponivel-para-estudantes-de-ead. Acesso em: 16 set. 2024.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Resolução n. 024 de 10 outubro de 2017. Cria o curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância e dá outras providências. 2017. Disponível em: https://conteudos.uniasselvi.com.br/documentacao_legal/. Acesso em: 02 ago. 2024.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Projeto pedagógico do Curso de Biblioteconomia. 2022. Disponível em: https://conteudos.uniasselvi.com.br/documentacao_legal/. Acesso em: 02 ago. 2024.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Diretrizes e Regulamento de Estágio do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Indaial: Uniasselvi, 2023.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. O que é docente, tutor interno e tutor externo?. 2024. Disponível: em: https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/alunos/duvidas/o-que-e-docente-tutor-interno-e-tutor-externo. Acesso em: 16 set. 2024.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (Brasil). Resolução CFB 192, de 12 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a orientação e supervisão de estágios de estudantes de Biblioteconomia e das normas de conduta do Bibliotecário quando em atividade de supervisão de estágio de estudantes de Biblioteconomia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2017.

CUNHA, Anna Cecília Guedes de Farias. Sociedade, economia e revolução da tecnologia da informação: dos porquês da sociedade em rede em Manuel Castells até a filosofia do digital em Cosimo Accoto. Revista Direito UNIFACS, [S.l.], n. 290, p. 1-26, 2024. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/view/9068/5205. Acesso em: 17 set. 2024.

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (Brasil). Informações das Bibliotecas Públicas. [2023]. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/. Acesso em: 17 set. 2024.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande–PB: EQUIPE, 2011.

SOUZA, Evandro André de; FELÁCIO JUNIOR, Jonas. Professor Tafner: não basta saber, é preciso saber fazer. Florianópolis: Insular, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"