Estágios Virtuais em Biblioteconomia
relato de experiência de processos de ensino e aprendizagem com inovação tecnológica e qualidade
Palavras-chave:
Biblioteconomia EAD, Estágio virtual, Ensino de Biblioteconomia EADResumo
Relato de experiência de processos de ensino e aprendizagem com inovação tecnológica e qualidade nas disciplinas de estágio obrigatório I – Foco na gestão da informação e estágio II – foco nas tecnologias do curso de bacharelado de Biblioteconomia EAD da Uniasselvi. Descreve as funcionalidades desenvolvidas no laboratório virtual de práticas, bem como as habilidades e competências desenvolvidas quando o estudante faz a opção por esse tipo de estágio na instituição. Conclui que esta modalidade de estágio vem sendo uma opção acessível e adequada ao perfil do estudante EAD, mantendo a qualidade de ensino, e aprovada com nota máxima pelo MEC.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 492, de 03 de abril 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação e dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 3 de abril de 2001.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CES 19, DE 13 DE MARÇO DE 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Biblioteconomia. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 34.
BRASIL. lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2008.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Gioconda: novo ambiente acadêmico está disponível para estudantes de EAD. 2017. Disponível: em: https://portal.uniasselvi.com.br/noticias/tecnologia/gioconda-novo-ambiente-academico-esta-disponivel-para-estudantes-de-ead. Acesso em: 16 set. 2024.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Resolução n. 024 de 10 outubro de 2017. Cria o curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância e dá outras providências. 2017. Disponível em: https://conteudos.uniasselvi.com.br/documentacao_legal/. Acesso em: 02 ago. 2024.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Projeto pedagógico do Curso de Biblioteconomia. 2022. Disponível em: https://conteudos.uniasselvi.com.br/documentacao_legal/. Acesso em: 02 ago. 2024.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. Diretrizes e Regulamento de Estágio do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Indaial: Uniasselvi, 2023.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI. O que é docente, tutor interno e tutor externo?. 2024. Disponível: em: https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/alunos/duvidas/o-que-e-docente-tutor-interno-e-tutor-externo. Acesso em: 16 set. 2024.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (Brasil). Resolução CFB 192, de 12 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a orientação e supervisão de estágios de estudantes de Biblioteconomia e das normas de conduta do Bibliotecário quando em atividade de supervisão de estágio de estudantes de Biblioteconomia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2017.
CUNHA, Anna Cecília Guedes de Farias. Sociedade, economia e revolução da tecnologia da informação: dos porquês da sociedade em rede em Manuel Castells até a filosofia do digital em Cosimo Accoto. Revista Direito UNIFACS, [S.l.], n. 290, p. 1-26, 2024. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/view/9068/5205. Acesso em: 17 set. 2024.
SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (Brasil). Informações das Bibliotecas Públicas. [2023]. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/. Acesso em: 17 set. 2024.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande–PB: EQUIPE, 2011.
SOUZA, Evandro André de; FELÁCIO JUNIOR, Jonas. Professor Tafner: não basta saber, é preciso saber fazer. Florianópolis: Insular, 2021.