Quem tem medo de diversidade?

diálogos entre bibliodiversidade, educação e democracia

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Equidade, Inclusão, Educação, Promoção da Leitura, Bibliotecas

Resumo

Este trabalho explora a promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão (D&EI) em bibliotecas escolares através da bibliodiversidade, com foco no projeto “Papos Plurais” e na “Coleção +Plural” de uma Escola Técnica no Rio de Janeiro. O projeto combina leitura e discussões sobre temas como etarismo, equidade de gênero e questões étnico-raciais, com o objetivo de criar um espaço educacional mais inclusivo. O relato de experiência analisa os desafios enfrentados por bibliotecários(as) na implementação dessas iniciativas, destacando a importância da bibliodiversidade para um ambiente mais justo e plural.

Biografia do Autor

Raquel Teixeira, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde e Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ambos pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Bibliotecária do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan/SENAI).

Ingrid Vianna Espinosa, Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo ICICT/Fiocruz. Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pelo PPGICS/ICICT/Fiocruz. Servidora Pública e Bibliotecária do Ministério da Saúde (MS). Responsável Técnica da Biblioteca Dr. Nunjo Finkel do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE).

Referências

ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro: Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./Abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/wKkj6xkzPZHGcFCf8K4BqCr/#:~:text=Central%20ao%20projeto%20pol%C3%ADtico%2Dacad%C3%AAmico,subalternizados%20%C3%A0%20colonialidade%20do%20poder. Acesso em: 14 jul. 2024.

DECOLONIALIDADE. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [São Francisco, CA: Fundação Wikimedia], 2024. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Decolonialidade#:~:text=A%20decolonialidade%20%C3%A9%20sin%C3%B4nimo%20de,a%20l%C3%B3gica%20da%20civiliza%C3%A7%C3%A3o%20ocidental. Acesso em: 14 jul. 2024.

DIVERSIDADE e inclusão: conceito, diferenças e como prover nas empresas. CNN Brasil, [s. l.], 02 jul. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/diversidade-e-inclusao/. Acesso em: 14 set. 2024.

ESTRELA, Giovanna. Entenda polêmica em torno de “O Avesso da Pele”, censurado em escolas. Metrópoles, [s. l.], 08 mar. 2024. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/entenda-polemica-em-torno-de-o-avesso-da-pele-censurado-em-escolas. Acesso em: 14 set. 2024.

GUTIÉRREZ DE LA TORRE, José María. Sociedad lectora y bibliodiversidad. Revista de Educácion, [S. l.], 2005. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/68824/00820073007117.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 jul. 2024.

MORAIS, Mariana. Bibliodiversidade: o que é e como promover. [S. l.]: Árvore, 2022. Disponível em: https://www.arvore.com.br/blog/bibliodiversidade-o-que. Acesso em: 11 jul. 2024.

PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em: 14 set. 2024.

RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 1, p. 15–30, jan. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WskqTPrZgtc8k56XHvr8XBz/#. Acesso em: 14 set. 2024.

SANTOS, Josiel Machado. O Processo Evolutivo das Bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.8, n.2, p. 175-189, jul./dez. 2012. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/237. Acesso em: 14 jul. 2024.

SENAI. Papos Plurais: escopo de projeto. Rio de Janeiro: SENAI, 2024.

SEQUEIROS, Paula. Bibliodiversidade com democracia: políticas ABM. Prisma, Portugal, 2023. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/103774/1/Artigo%20Prisma%20%20preprint%20nov%2022%20UC.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.

SEQUEIROS, Paula. Demo-bibliodiversidade. Mil Folhas, Coimbra, n. 5, mar. 2022. Disponível em: http://eprints.rclis.org/43255/. Acesso em: 14 jul. 2024.

UNIÓN LATINA; ALIANZA DE EDITORES INDEPENDIENTES; CENTRO REGIONAL PARA EL FOMENTO DEL LIBRO EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Declaración de los Editores Independientes del Mundo Latino. Guadalajara: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2005. Disponível em: http://www.alliance-editeurs.org/IMG/pdf/decla_Guadalajara_esp.pdf. Acesso em: 14 nov. 2024.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-17